Evento cultural

Sexta, às 18h30: Teuda Bara, ícone do teatro, fala sobre carreira e atuação na pandemia

Nesta sexta-feira, dia 30 de abril de 2021, às 18h30, o Centro Cultural UFMG retoma o projeto Baixo Centro En[cena] em formato virtual com um bate-papo ao vivo da atriz Teuda Bara com o pesquisador teatral Ernani Maletta. Se o tempo não para, muito menos Teuda Bara será transmitido em uma live no canal Centro Cultural UFMG no YouTube

O tema principal da conversa será a longevidade e a intensidade da vida profissional de Teuda Bara, que em 2021 completou 80 anos. A atriz, cada vez mais ativa, vai recordar momentos marcantes de sua vida e carreira e abordar peculiaridades de sua formação e de sua intensa atuação no teatro digital, do qual se tornou protagonista durante a pandemia.

Teuda Bara é uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro. Participou da fundação do Grupo Galpão, trabalhou com grandes diretores e trabalhou em peças históricas, como Romeu e Julieta, A rua da amargura, Um Molière imaginário e Nós. Integrou o espetáculo KÀ, do Cirque du Soleil, e atuou em filmes como O palhaço, de Selton Mello, La playa D.C., de Patrícia Moran, e O menino maluquinho, de Helvécio Ratton. Na TV, atuou na novela Meu pedacinho de chão, de Benedito Ruy Barbosa (TV Globo), e na série A vila, de Paulo Gustavo (Multishow). Além dos espetáculos do Galpão, Teuda tem, em seu repertório pessoal, dois espetáculos: Doida, no qual contracena com o filho Admar Fernandes, sob direção de Inês Peixoto, e Luta, trabalho em que visita suas memórias e anseios. 

A conversa será conduzida pelo artista e professor da UFMG Ernani Maletta, doutor em Educação e referência em polifonia musical e cênica. Maletta é criador de metodologia para a prática musical na cena teatral, que está registrada no livro Atuação polifônica: princípios e práticas.

En[cena]
O Baixo Centro En[cena] integra o Circuito Cultural UFMG, projeto da Diretoria de Ação Cultural, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

Circuito cultural
O Circuito Cultural UFMG iniciou nova temporada de espetáculos no dia 14 de abril, no canal do YouTube Cultura UFMG, com a apresentação de dois trabalhos da Mimulus Cia de Dança: O que não tem fim e Por um fio.  Na última quarta-feira, 28, o cantor e compositor Marquim D’Morais estreou o show Muita estrada, pouco chão, que comemora seus 10 anos de carreira solo. As apresentações estão disponíveis na plataforma.

Descrição Imagem
Teuda Bara: protagonismo no teatro digital Fernando Lara