Evento acadêmico

Teatro e dança são atrações do segundo dia do Festival de Verão UFMG

Mostra de filmes produzidos na UFMG, exibição de audiovisuais, espetáculos de teatro e dança, oficinas e conversa com artistas que se projetaram em edições do Festival de Inverno são as atrações do segundo dia do 17º Festival de Verão UFMG.

A programação desta quarta-feira, 1º de março de 2023, começa às 9h com a oficina Expor as memórias, no Centro Cultural UFMG. A oficina tem como tema as ações culturais da Universidade nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Seus participantes vão trabalhar com objetos, fotografias, registros gráficos e lembranças, que darão origem a uma exposição.

Às 13h, também no Centro Cultural, terá início a oficina Acervos e memórias, em que serão estabelecidas relações entre a construção de valor das coleções dos acervos, sua sobrevivência no tempo, sua relação com a sociedade, e mostrar como isso influencia na sua musealização, preservação e na releitura dos objetos.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico abriga, a partir das 13h30, a oficina Árvores e memórias – uma vivência da mata do Horto. Os participantes vão conhecer algumas árvores notáveis do espaço. A atividade é inspirada na atitude do desenhista e aquarelista britânico John Ruskin, baseada em "capturar a experiência sensível".

Audiovisuais e filmes
O segundo é dedicado também à produção audiovisual. A Mostra de Audiovisuais produzidos na Universidade terá sessões às 10h e às 15h30, no Conservatório UFMG. Nas décadas de 1970 e 1980, as produções apoiavam-se em tecnologia popular: eram utilizados dois projetores-carrossel de slides, dissolve control, bipador magnético, gravador de rolo, amplificador e caixas de som. Esse sistema foi muito usado para apresentações em eventos culturais.

Também haverá duas sessões de filmes produzidos na UFMG nas décadas de 1960 a 1980, ambas no Centro Cultural, às 10h e às 14h.

Artistas debatem cultura e memória
A partir das 17h, no Conservatório, a série de conversas sobre cultura e memória reunirá o ator e dramaturgo Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, e a diretora do Officina Multimédia, Ione de Medeiros. Os dois artistas atuam em grupos que se formaram e se fortaleceram em edições passadas do Festival de Inverno.

No encerramento da programação do segundo dia, o Centro Cultural recebe duas atrações. A primeira é o espetáculo teatral Macbeth 22, produzido pelo Grupo Arte em Conexão. Trata-se de uma releitura do clássico de Shakespeare que narra a ascensão e queda de um tirano. A dramaturgia revela semelhanças com a realidade brasileira dos últimos anos e discute relações de gênero e poder. Em cena, estarão a atriz Mariana Lima Muniz, professora da UFMG, e o músico Maurilio Rocha, além de samplers, microfones e outras parafernálias sonoras. A montagem busca na palavra e na sonoridade o motor da criação de imagens. Os ingressos para a apresentação já estão esgotados.

Às 20h, vai começar a apresentação Nos passos dos Sarandeiros, também no Centro Cultural. O evento, gratuito, dispensa retirada prévia de ingressos. Há mais de 30 anos, o Grupo Sarandeiros promove a divulgação e a valorização das manifestações populares por meio da dança e da música.

Descrição Imagem
Dupla de dançarinos do Sarandeiros em coreografia inspirada em manifestação da região Norte do país Foto: Raphaella Dias | UFMG

Segundo dia da 17ª edição do Festival de Verão da UFMG

Data: 1º de março de 2023
Eventos gratuitos
Oficina Expor as memórias
Local: Centro Cultural da UFMG - avenida Santos Dumont,174
Mostra de audiovisuais produzidos na UFMG
Horário: 10h e 15h30
Local: Conservatório UFMG - avenida Afonso Pena, 1534
Projeção de filmes produzidos na UFMG nas décadas de 1960, 1970 e 1980
Horário: 10h e 14h
Local: Centro Cultural UFMG, Sala 3 - avenida Santos Dumont, 174
Oficina Acervos e memória
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174
Oficina Árvores e memórias - uma vivência na mata do Horto
Horário: 13h30
Local: Museu de História Natural de Jardim Botânico da UFMG – Rua Gustavo da Silveira, 1.035
Cultura e memória: conversas e registros – Grupos de artistas
Local: Conservatório UFMG - avenida Afonso Pena, 1534
Espetáculo teatral Macbeth 22 – Grupo Arte em Conexão
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174
Retirada de Ingressos via Sympla
Apresentação de dança Nos passos do Grupo Sarandeiros
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174
Não é necessário retirar ingressos.

1 de março de 2023

Conservatório, Centro Cultural UFMG e MHNJB