'Solargrafia', técnica fotográfica, é tema de roda de conversa no Centro Cultural
Nesta quarta-feira, 12 de maio de 2021, às 19h30, o Centro Cultural UFMG promoverá, em seu canal no YouTube, uma roda de conversa sobre Solargrafias, tempo e a permanência. A live reunirá a artista visual Lulu Ferreira, precursora da solargrafia no Brasil, e o pesquisador Adolfo Cifuentes, da Escola de Belas Artes da UFMG. A mediação ficará por conta do professor e fotógrafo Eduardo Queiroga.
A prática conhecida por solargrafia mescla fotografia de base química ou artesanal, processamento digital, articulação em redes e astronomia, colocando-se entre fenômenos naturais e a tecnologia. Conjuga a espera das longas exposições e o imediatismo das redes globais digitais. Essa interseção e seus desdobramentos estéticos abrem instigante horizonte de debates no campo da imagem. Na conversa, referências e noções extraídas dos trabalhos apresentados vão se juntar a questões levantadas pelo público.
Lulu Ferreira destaca a riqueza do processo que conta “com o capricho de quem confecciona a câmera e observa o local”. A solargrafia, ela acrescenta, "é um tipo de produção de imagem diferente e gratificante, que conta com o registro do movimento de nosso planeta".
O encontro integra o projeto Bordas de imagem, conjunto de rodas de diálogo que aborda questões contemporâneas relacionadas à fotografia. Ao partir das articulações entre a prática artística e a pesquisa acadêmica, a série atravessa fronteiras, contrabandeia ideias e abre fissuras entre a teoria e a prática.