Evento acadêmico

Terça, às 16h: aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão

A representatividade do movimento político das pessoas com deficiência, as mudanças, atualizações e os processos implementados na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, nos últimos anos e na atual conjuntura, serão alguns temas abordados na aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, na próxima terça, 18 de agosto de 2020, às 16h.

Intitulada Desafios atuais da política nacional de educação especial na perspectiva da educação, a aula será ministrada pela professora Mônica Kassar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que é colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Sociedade (Cedes) e tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação especial.

A aula é aberta às comunidades interna e externa. A transmissão ocorrerá no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e contará com a participação do Movimento Universitário de Inclusão (Mudi), formado principalmente por estudantes com deficiência da UFMG e vinculado ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).

“Representatividade é muito importante. É importante que estudantes com deficiência participem cada vez mais da nossa formação e assumam lugar de fala, sobretudo em um evento como este, que discutirá as políticas que determinam os rumos da acessibilidade e da inclusão escolar no país", argumenta a professora Terezinha Rocha, da Faculdade de Educação da UFMG, que coordena a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão.

Receberão certificado os participantes que se inscreverem por meio do link que será disponibilizado momentos antes do início da aula inaugural no canal. Os interessados podem acompanhar todas as informações sobre as ações na página da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão no Instagram e no Facebook.

Descrição Imagem
Aula da disciplina 'Mídia, deficiência, corpo e acessibilidade', em 2019, que integra a Formação Transversal Sônia Pessoa/UFMG