Evento acadêmico

Terça, às 16h: importância da evidência científica nas políticas públicas é tema de seminário

A Formação Transversal em Divulgação Científica e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) promovem nesta terça-feira, 2 de fevereiro de 2021, a partir das 16h, o terceiro evento da série Seminários em divulgação científica. Nesta edição, o convidado é o diretor executivo do Instituto Questão de Ciência (IQC), Paulo Vitor Gomes Almeida. O encontro será transmitido ao vivo no canal Extensão UFMG no YouTube.

Ciência e tecnologia como alicerces
Cofundador e diretor-executivo do IQC, Paulo Almeida vai falar das ações do instituto em defesa das evidências científicas e do pensamento crítico na formulação de políticas públicas e desenvolvimento do país.

A função primordial do IQC, criado em 2018, é levar a ciência e a tecnologia para o centro dos grandes debates nacionais e globais, além de demonstrar sua relevância para o cotidiano das pessoas. O Instituto atua em três frentes: educação científica, jornalismo científico e advocacy científico.

Segundo o Instituto, que é pioneiro no país na defesa do uso de evidência científica nas políticas públicas, “desde as pequenas decisões pessoais na vida do cidadão comum até a formulação de políticas públicas somos influenciados por evidências ou opiniões. A missão do IQC é mostrar que as evidências asseguram o desenvolvimento de um país e que praticamente tudo envolve alguma questão de ciência”.

Paulo Vítor Gomes Almeida é bacharel e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. É doutorando em Administração na própria USP, onde é o responsável administrativo pelo programa Capes/PrInt.

Série
O seminário desta terça-feira é o terceiro de uma série de encontros promovidos pela disciplina Seminários em divulgação científica, oferecida para alunos de graduação da Formação Transversal e da pós-graduação do Amerek.

O primeiro evento, com o tema O letramento científico na educação básica: lives e borboletas, reuniu professores dos segmentos fundamental e médio de ensino. O segundo, em que se debateu o ensino da matemática, física e a popularização das ciências, contou com a presença do professor Eduardo de Campos Valadares, do Departamento de Física da UFMG.

Participantes que manifestarem presença no chat da transmissão poderão receber certificado. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário. Ao completar 15 horas de participação nos seminários, o estudante poderá solicitar crédito correspondente em seu colegiado. Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

Descrição Imagem
Paulo Vitor Gomes Almeida é diretor executivo e cofundador do Instituto Questão de Ciência Acervo pessoal