Evento acadêmico

Terça, às 16h: live do Ceale discute letramentos em contextos acadêmicos

Na terça-feira, 27 de outubro de 2020, o Ceale Debate recebe o professor Gilcinei Carvalho, da Faculdade de Educação (FaE), para discutir o tema Letramentos em contextos acadêmicos: dimensões conceituais e pedagógicas.

De acordo com os organizadores, o debate deste mês visa estabelecer possíveis aproximações e distanciamentos entre o que se chama de ‘letramento escolar’ e ‘letramento acadêmico’. “Somado a essa discussão conceitual, o debate também abrangerá as escolhas pedagógicas que produzem certas políticas de ensino da chamada ‘escrita acadêmica’ na escola e na universidade”, afirmam.

Com tradução simultânea em Libras, o evento poderá ser acompanhado nesta sala virtual, a partir das 16h, sem necessidade de inscrição prévia. Certificados serão entregues aos participantes que preencherem formulário disponibilizado no chat da sala. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

O palestrante
Gilcinei Carvalho é professor adjunto na Faculdade de Educação da UFMG, onde atua nos cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisador no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), tem experiência na área de letras, com ênfase em linguística e sociolinguística, e na área da educação, com foco nos temas relacionados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita e em questões associadas ao ensino de língua portuguesa.