Evento cultural

UFMG comemora 100 anos do eclipse de Sobral

Fato que integra a agenda mundial, o Eclipse de Sobral terá comemorações na UFMG pelo seu centenário. Foi a partir de observações realizadas na cidade cearense de Sobral, durante o eclipse solar total, em 29 de maio de 1919, que, pela primeira vez, foi possível comprovar a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein.

Na UFMG a data será comemorada na Estação Ecológica, no período de 29 a 31 de maio, das 15h às 21h, com sessões de planetário, oficinas e laboratórios de Biologia, Física, Matemática e Química, palestras e observações astronômicas.

Os organizadores estimam um público em 1.500 pessoas (500 por dia) na programação, composto por estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O evento é resultado de parceria entre o Grupo de Astronomia, o Grupo de Ensino de Matemática; o Grupo 1000 Futuros Cientistas Comemorando os 150 anos da Tabela Periódica (todos vinculados ao ICEx); o Museu Itinerante Ponto UFMG (Centro Pedagógico da UFMG) e a Estação Ecológica, com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Relatividade

A Teoria da Relatividade formulada por Einstein previa que grandes massas deveriam distorcer o espaço ao seu redor. Devido a essa distorção do espaço um feixe de luz, ao passar perto de uma grande massa, deveria ser desviado por uma quantidade maior do que previa a hoje chamada “Teoria Clássica” de Isaac Newton, e que até então era inquestionável.

A luz de uma estrela ao passar próxima ao Sol deveria ser desviada, considerando essa distorção do espaço, por 1,75 segundos de arco, desvio duas vezes maior que o previsto pela teoria clássica.

Normalmente não vemos estrelas durante o dia, muito menos perto do Sol (a luz do Sol ofusca tudo ao seu redor), exceto durante um eclipse solar total.

O eclipse de 29 de maio de 1919 ofereceria as condições ideais para essa verificação. Durante esse eclipse o Sol ficaria, visto da Terra, bem próximo a estrelas relativamente brilhantes.

Duas expedições foram organizadas pela Royal Astronomical Society para a observação desse fenômeno, mas apenas uma delas, a que veio para Sobral, teve sucesso nas observações. Nela, foram obtidas sete boas imagens do fenômeno.

A Royal Astronomical Society era uma das instituições científicas de maior prestígio na época. Com base nas análises dessas imagens, no final de 1919 a Royal Astronomical Society  anunciou que os resultados obtidos confirmavam a Teoria da Relatividade de Einstein.

Desde então, Einstein se tornou uma das figuras mais conhecida e admirada do planeta e a Teoria da Relatividade começou a mudar o mundo. (Texto: Renato LasCasas)

Descrição Imagem
Imagem de 1919 do eclipse solar total registrado na cidade de Sobral Reprodução/Observatório Nacional

Programação:

15h às 19h - Palestras
1 - O Eclipse de Sobral e a Comprovação da Teoria da Relatividade – Renato Las Casas (Depto de Física)
2 - Os 150 Anos da Tabela Periódica –  Carlos Alberto Filgueiras (Depto de Química)
3 - A Teoria da Relatividade – Carlos Heitor D´Ávila Fonseca (Depto de Física)

15h às 18h - Sessões de Planetário

Observações Astronômicas

Todas as demais atividades funcionarão direto das 15h às 21h

Encerramento em 31/05 - Manifestação em defesa da Universidade Pública Brasileira.

29 a 31 de maio de 2019

Estação Ecológica da UFMG