Evento acadêmico

UFMG recebe calouros com aula inaugural sobre polarização política e futuro do Brasil

Nesta segunda-feira, dia 4 de março de 2024, (às 9h e às 19h), no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), o professor Felipe Nunes, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), dará aula inaugural em que responderá à questão Como a polarização política pode comprometer o futuro do Brasil?. O evento é gratuito e direcionado aos calouros.

'Biografia do abismo'
Felipe Nunes vai apresentar dados e conclusões do livro Biografia do abismo: como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil (HarperCollins Brasil), que ele coassina com o jornalista Thomas Traumann. Lançado no final de 2023, o volume já é best-seller no país.

“Pretendo oferecer uma reflexão sobre o que esperar do Brasil e do nosso futuro. O país, famílias e amigos estão divididos, e as empresas precisam recalcular rotas para manter suas vendas nesse quadro”, lembra Nunes. “Vou mostrar como a divisão está calcificada e atinge, além do campo eleitoral, escolas, o futebol, a publicidade, o varejo.” Ele informa que vai abordar a eleição de 2002 e as causas dos eventos que a cercaram.

“Esse tema é de grande interesse para a Universidade e para os jovens, que já precisam lidar com essa polarização. Vamos manter o caminho da polarização ou procurar alternativas”?, indaga o professor, que é sócio-fundador da Quaest Pesquisa e Consultoria. “Para mim, é uma honra falar aos calouros da UFMG, tenho ótimas lembranças da recepção quando cheguei à Universidade como aluno, há 22 anos”, pontua o cientista político.

Leia mais sobre a semana de acolhimento de calouros.

Descrição Imagem
Felipe Nunes, professor do Departamento de Ciência Política, abordará a 'calcificação' da polarização política Foto: divulgação

Palestra Como a polarização política pode comprometer o futuro do Brasil?
Data: 4 de março de 2024
Horário: 9h e 19h
Local: auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) – Campus Pampulha da UFMG

2 a 4 de março de 2024