Político-administrativo

Workshop de Tecnologias de Redes

Workshop de Tecnologias de Redes (WTR) será realizado entre 24 e 28 de junho, na UFMG. O evento é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto ao Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais (PoP-MG), e irá reunir profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado.

As atividades acontecem das 9h às 18h, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) — local onde serão realizadas as capacitações, e no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) — ambiente destinado ao Workshop. Já no dia 28, será realizado o IX Fórum do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.Br.

Os Workshops de Tecnologias de Redes têm o objetivo de promover oportunidades de capacitação para os profissionais técnicos que atuam em instituições de ensino e pesquisa do Brasil, além de apresentar novas tecnologias para o ambiente acadêmico.

Para o chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Wagner Meira Júnior, o evento fortalece a rede acadêmica no estado e aproxima a RNP das equipes técnicas. “O WTR possibilita uma maior aproximação do PoP-MG/RNP com as equipes das instituições a ele conectadas, fazendo com que haja uma troca de experiências entre os participantes’’, comenta.

Destaques

Um dos destaques da programação é o curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos, oferecido com o apoio do NIC.Br. Com variada programação, o público ainda pode se inscrever em diversas capacitações, entre elas dois minicursos, de Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3), oferecido pela Escola Superior de Redes (ESR), e de boas práticas no combate de ataques de negação de serviços (DoS Attack), do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP.

A entrada no workshop é gratuita para alunos, funcionários e docentes vinculados às instituições usuárias da RNP. É necessário realizar inscrição prévia pelo endereço: https://wtr.rnp.br/pop-mg/inscricao.

Sobre o PoP-MG e RNP

O Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais (PoP-MG) fica abrigado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conecta as principais instituições de ensino e pesquisa do estado, como os campi das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a PUC-Minas e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, além da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação e outras instituições conectadas à rede metropolitana de Belo Horizonte.

Sobre a RNP: qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

(Fonte: RNP)

Descrição Imagem
ICEx sedia evento Ana Maria Vieira

Ficha técnica