Arte e Cultura

16ª edição do Fórum das Letras debate universo da crítica literária brasileira

Guiomar de Grammont: 'A gente compreende a crítica como um exercício de amor à literatura'

Escritora e professora Guiomar de Grammont é idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto Carol Reis/Divulgação

A Universidade Federal de Ouro Preto dá início nesta segunda-feira à 16ª edição do Fórum das Letras, um dos eventos literários mais tradicionais da instituição. A edição de 2021 tem como tema “Crítica e Transgressão" e homenageia os críticos literários Fábio Lucas e Flora Sussekind. Pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com uma programação totalmente virtual, com atividades programadas até esta sexta-feira, 20. São promovidas dez mesas, nas quais serão discutidos diferentes assuntos relacionados ao universo da crítica literária, como as tramas da atividade nos dias atuais e a constituição do ensaio crítico como um gênero literário.

O evento também conta com a participação de nomes importantes na área, como os escritores Raimundo Carrero, Julian Fuks e José Castello, além de autores críticos de outros países, como o angolano Lopito Feijó e a argentina Lucia Tennina. Outro destaque da edição é a retomada do Ciclo Jornalismo e Literatura, que teve que ser suprimido da programação desde 2018, devido à falta de recursos. Serão discutidos também os desafios, as conquistas e a importância das revistas literárias no Brasil, além de outras temáticas relacionadas aos cruzamentos entre o jornalismo e a literatura.

Para saber mais sobre a 16ª edição do Fórum das Letras, o programa Universo Literário desta segunda-feira, 13, recebeu a escritora, professora, coordenadora-geral e idealizadora do evento, Guiomar de Grammont. Ela relembrou a criação do evento, que surgiu como uma forma de fazer a produção mineira chegar ao eixo Rio-São Paulo, e também para incentivar e ampliar a leitura em Ouro Preto. Para a entrevistada, a importância de se falar sobre crítica literária nesse contexto está na sua capacidade de exercitar a interpretação para iluminar as obras. “A gente compreende a crítica como um exercício de amor à literatura, um exercício de interpretação e de análise”, explicou a escritora.

Sobre a relação entre a crítica e a produção literária, Grammont declarou acreditar principalmente na possibilidade de incentivo. “A crítica faz com que o próprio autor compreenda na sua obra algo que ele precisa modificar, o próprio autor é um crítico literário. Mas, sobretudo, a crítica é importante para chamar atenção de outros leitores para os livros que estão sendo publicados. A crítica faz com que a gente comece a pensar em uma obra como uma obra importante a ser lida”, refletiu a professora.

A escritora contou que a curadoria do Fórum foi pensada levando em conta aspectos como a autocrítica literária, o ensaio e a literatura da periferia e de minorias. A possibilidade de reflexão e discussão política norteou a programação. Outra questão destacada pela convidada foi a relação entre as revistas literárias na divulgação e discussão em torno da área no Brasil, fundamentais para conhecer a produção atual, movimentar a literatura, proporcionar o diálogo entre autores e críticos e trazer interpretações que merecem ser lidas em relação às obras.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A 16ª edição do Fórum das Letras, evento literário da Universidade Federal de Ouro Preto, começa nesta segunda-feira. As atividades são realizadas de forma on-line com transmissão pelo canal do Fórum das Letras no Youtube. A programação completa dos cinco dias de evento está disponível no site do Fórum.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas