Grupo Parangolé completa 20 anos com projeto dedicado ao cordel
Projeto Cordelizando promoveu oficinas em escolas da rede pública e espetáculo que será apresentado no sábado
O Grupo Teatral Parangolé Arte Mobilização está completando vinte anos de trajetória em 2019! São duas décadas de trabalhos na área da criação artística com propósitos culturais e educativos, tendo fundamentalmente como mote a pesquisa da cultura popular, dos direitos humanos e temas socioambientais. Para celebrar a data, o Parangolé promoveu o Projeto Cordelizando, com o objetivo de propagar e restaurar as tradições da literatura de cordel, gênero tão forte nas regiões Norte e Nordeste do país. O grupo realizou, durante alguns meses, oficinas com professores e alunos da rede pública, que resultaram em criações de cordéis e apresentações teatrais.
E também como parte das comemorações de seus 20 anos, neste sábado o Grupo Parangolé apresenta o espetáculo Cordéis dos Cafundó, durante o Quarteirão Da Cultura, evento que conta com uma programação cultural com nove horas de duração.
O poeta, ator, diretor, dramaturgo, contador de causos e cordelista, Rodolfo Cascão, um dos fundadores do Grupo Parangolé, conversou com o programa Conexões, da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 9.
O espetáculo Cordéis dos Cafundó, do Grupo Parangolé, será apresentado no no Quarteirão Da Cultura, neste sábado, 10, e que conta com uma programação cultural com nove horas de duração.
A concentração começa às 13h, em frente à sede do grupo, na Rua Bernardo Monteiro, entre os números 28 e 60, no Floresta. O objetivo é transformar o quarteirão - já ocupado por sedes de grupos artísticos - em um grande corredor cultural, com inauguração simbólica da Praça Marielle Franco. Também participam do Quarteirão da Cultura a cantora Titane, o escola
Percussão Circular, Casa Socialista e outros 50 artistas! Mais informações pelo facebook.com/cordeisdoscafundo.