Notícias Externas

Grupo Parangolé completa 20 anos com projeto dedicado ao cordel

Projeto Cordelizando promoveu oficinas em escolas da rede pública e espetáculo que será apresentado no sábado

Espetáculo Cordéis do Cafundó celebra 20 anos do Grupo Parangolé no Quarterão Cultural
Espetáculo Cordéis do Cafundó celebra 20 anos do Grupo Parangolé no Quarterão Cultural Foto: Maíra Cabral/Divulgação

O Grupo Teatral Parangolé Arte Mobilização está completando vinte anos de trajetória em 2019! São duas décadas de trabalhos na área da criação artística com propósitos culturais e educativos, tendo fundamentalmente como mote a pesquisa da cultura popular, dos direitos humanos e temas socioambientais. Para celebrar a data, o Parangolé promoveu o Projeto Cordelizando, com o objetivo de propagar e restaurar as tradições da literatura de cordel, gênero tão forte nas regiões Norte e Nordeste do país. O grupo realizou, durante alguns meses, oficinas com professores e alunos da rede pública, que resultaram em criações de cordéis e apresentações teatrais. 
E também como parte das comemorações de seus 20 anos, neste sábado o  Grupo Parangolé  apresenta o espetáculo Cordéis dos Cafundó, durante o Quarteirão Da Cultura, evento que conta com uma programação cultural com nove horas de duração. 
O poeta, ator, diretor, dramaturgo, contador de causos e cordelista, Rodolfo Cascão, um dos fundadores do Grupo Parangolé, conversou com o programa Conexões, da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 9.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O espetáculo Cordéis dos Cafundó, do Grupo Parangolé, será apresentado no no Quarteirão Da Cultura, neste sábado, 10, e que conta com uma programação cultural com nove horas de duração. 
A concentração começa às 13h, em frente à sede do grupo, na Rua Bernardo Monteiro, entre os números 28 e 60, no Floresta. O objetivo é transformar o quarteirão - já ocupado por sedes de grupos artísticos - em um grande corredor cultural, com inauguração simbólica da Praça Marielle Franco. Também participam do Quarteirão da Cultura a cantora Titane, o escola
 Percussão Circular, Casa Socialista e outros 50 artistas! Mais informações pelo facebook.com/cordeisdoscafundo.

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória