Notícias Externas

25 anos sem Renato Russo: Noite Ilustrada presta homenagem ao líder da Legião Urbana

Apesar da morte precoce, Renato segue sendo um dos artistas mais influentes do rock brasileiro contemporâneo e é lembrado, especialmente, por suas composições

Renato morreu no dia 11 de outubro de 1996, vítima de complicações causadas pelo HIV.
Renato morreu no dia 11 de outubro de 1996, vítima de complicações causadas pelo HIV. Acervo Renato Russo/Ricardo Junqueira

Renato Russo é conhecido mundialmente como o ex-vocalista e fundador da banda Legião Urbana. Entre a formação da equipe, no começo da década de 80, e a morte de Renato, em 1996, o grupo vendeu cerca de 20 milhões de discos em território nacional e se consolidou como um dos principais nomes de sua geração.

Apesar de sua morte precoce, Renato segue sendo reconhecido como um dos artistas mais influentes do rock brasileiro contemporâneo e é lembrado, especialmente, por suas composições. Além de seu trabalho na Legião Urbana, o cantor teve passagem pela banda Aborto Elétrico, onde começou sua carreira, e também se aventurou em carreira solo, poucos anos antes de sua morte.

Nos 25 anos de morte do cantor, o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, conversou com a produtora Bianca de Felippes, responsável pelo espetáculo Renato Russo – O Musical e pelos filmes Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, inspirados na obra de Renato. Atualmente, Bianca prepara um documentário e uma série de TV baseados no acervo do cantor.

Na entrevista que foi ao ar nesta quarta-feira, 13, a produtora relembrou a sua admiração por Renato Russo. Apesar de nunca terem trabalhado juntos, ambos tinham amigos em comum e chegaram a se conhecer pessoalmente. "É impressionante como [o público do Renato] é um público que não envelhece, que se renova. Desde crianças e jovens, com 18, 20 anos, que não estavam nem vivos [quando Renato era vivo], até os mais velhos. [É uma obra] que vai se relacionar sempre [com a pessoas], porque ele fala do humano", comentou a produtora.

Durante a conversa, Bianca também entrou em detalhes sobre a produção do filme Faroeste Caboclo, que foi o maior vencedor da edição de 2014 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e a sua experiência com o acervo de Renato, que inclui mais de seis mil itens. Entre eles, estão diários íntimos e mais de 200 fitas cassetes, gravadas pelo músico, com ideias para projetos futuros.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael  Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael