'Seminário das licenciaturas’ recebe inscrições até 28 de maio

Realizado pela primeira vez em formato presencial, evento ocorre nos dias 1º e 2 de junho e discutirá as relações entre a universidade e a escola básica

3º Seminário da Comfic ocorre dias 1º e 2 de junho no campus Pampulha
3º Seminário da Comfic será realizado nos dias 1º e 2 de junho, no campus Pampulha Foto: Raphaella Dias | UFMG

Nos dias 1° e 2 de junho, quinta e sexta-feira, a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) promoverá, no campus Pampulha, em formato presencial, o Seminário de práticas docentes vivenciadas nas licenciaturas da UFMG, com o tema Universidade-escola: espaços, tempos e sujeitos. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas até domingo, 28 de maio.

O público-alvo são os estudantes dos 18 cursos de licenciatura da UFMG e das licenciaturas de outras instituições, professores da educação básica e demais profissionais da Educação. A programação tem palestras, mesa-redonda com docentes da Universidade e da educação básica e 23 oficinas, totalizando 545 vagas. A relação das atividades está no site do evento.

O objetivo do seminário é promover o debate e a divulgação das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente na UFMG, com foco mais específico nos estágios curriculares, na integração com as redes de educação básica e na formação inicial e continuada de professores que ocorre nesses contextos. Parte da programação on-line do encontro tem foco nos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo).

“Esta é a primeira vez que realizamos este evento no formato presencial”, destaca a professora Álida Angélica Alves Leal, presidente da Comfic na gestão 2022-2024. “Nossa expectativa é manter o engajamento demonstrado nas edições anteriores. O evento expressa nosso desejo e, também, nossos esforços visando ao fortalecimento das licenciaturas ofertadas pela UFMG e ao diálogo com a escola básica, pensando nos limites, desafios e nas possibilidades dessa relação.”

“Esse ciclo de debates reafirma nosso compromisso de pautar, nos variados espaços da Universidade e em articulação com a comunidade das redes de educação básica, a formação de professores”, complementa o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

Voluntários
Estudantes das licenciaturas da UFMG podem se inscrever para colaborar como voluntários no seminário. Essa atuação dará suporte à realização das oficinas, das palestras e da mesa-redonda. Os selecionados vão integrar a comissão organizadora do evento, receberão certificado de participação e poderão solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos.

São 35 vagas para mediadores das oficinas e 30 vagas para mediadores nas palestras e na mesa-redonda. Assim como a inscrição para participação no evento, a inscrição para atuar como voluntário deve ser feita até o dia 28 – no caso desta, contudo, o processo se dá por meio de formulário específico, disponível no site do seminário.

A Comfic
A Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) foi criada na UFMG para fazer a ponte entre a formação dos profissionais de licenciatura da Universidade e as demandas das escolas de educação básica.

O objetivo da comissão é dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. Com essa meta, ela organiza eventos e atividades abertas a todos os públicos interessados na temática.

A Comfic está vinculada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), de Pós-graduação (PRPg) e de Pesquisa (PRPq).