Notícias Externas

50 anos de Woodstock

Festival realizado em 1969 se tornou símbolo de uma geração

Cartaz original do festival de 1969. Devido a atrasos na programação, o festival acabou durando 4 dias e foi até 18 de agosto de 1969
Cartaz original do festival de 1969. Devido a atrasos na programação, o festival acabou durando 4 dias e foi até 18 de agosto de 1969 Wikipédia

O Woodstock é conhecido como o festival mais emblemático da cultura contemporânea, que trouxe 4 dias que viriam a definir uma geração. 
Na década de 60, a população dos Estados Unidos enfrentava fortes tensões provocadas pela Guerra do Vietnã, que já se arrastava por anos, e pelas lutas por direitos civis. E é nesse contexto de insatisfação e ascensão da contracultura que surge o Woodstock, promovido como uma “Exposição Aquariana”, que traria três dias de paz e música. O festival foi realizado em agosto de 1969, em uma pequena zona rural do Estado de Nova York. Ele contou com cerca de 500 mil pessoas, em sua maioria jovens que faziam parte do movimento hippie. O festival é conhecido por pregar ideais de liberdade, paz e amor, sendo ilustrado por lama, psicodelia, música e pessoas convivendo em harmonia. Além disso, ele contava com um line-up de peso, com nomes como Jimi Hendrix, que protagonizou o evento, Janis Joplin, The Grateful Dead, Joe Cocker, The Who, Santana e mais. 
Neste mês de agosto, o Woodstock completa 50 anos! Muitas das tentativas de recriar o evento foram frustradas ou controversas, como o caso da edição deste ano, que foi cancelada no fim de julho devido a uma série de problemas. Porém, o festival ficou consagrado como um dos marcos da cultura contemporânea. 

O produtor musical Marcos Kacowicz, criador do Kacophonia, conversou sobre esse lendário festival com o programa Noite Ilustrada, desta quarta-feira, 14.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Mais informações, fotos e vídeos sobre a história do evento podem ser encontradas no site oficial, o woodstock.com.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória