95 anos: novo vídeo institucional da UFMG é inspirado na ideia de ‘interseção’

Produção da TV UFMG tem trilha sonora inédita concebida pelo professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música

O conceito de “interseções” orienta a produção do novo vídeo institucional da UFMG, exibido durante a sessão solene que comemorou os 95 anos da Universidade no último dia 5. A palavra traduz o tema das celebrações e sugere uma interseção entre o Brasil e a Universidade – a independência do país, que completa 200 anos, e a fundação da Universidade ocorreram na mesma data: 7 de setembro.

No vídeo, a ideia foi ampliada para diversas interseções no mundo, no estado de Minas Gerais e entre as pessoas, as áreas do conhecimento e atividades na UFMG. As convergências aparecem na locução, nas imagens e na trilha musical por meio das rimas audiovisuais, que são encontros e ligações entre cores, formas e temas, de modo simbiótico. As imagens e sons justapostos promovem encontros de sentido e demonstram a integração e a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mauro Rodrigues dirige a Geraes Big Band durante a produção da trilha sonora original do vídeo institucional da UFMG
Mauro Rodrigues dirige a Geraes Big Band durante a produção da trilha sonora do vídeo institucional da UFMG Arquivo Mauro Rodrigues | UFMG

A trilha musical da produção foi desenvolvida pelo professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música da UFMG, e executada pela Geraes Big Band. Foi concebida a partir do congo Eu tava dormindo, canto do repertório reinadeiro transcrito com base na performance do capitão José Apolinário Cardoso, da Irmandade do Jatobá. A transcrição foi realizada pela professora Glaura Lucas e publicada no livro Os sons do Rosário, o congado mineiro dos Arturos e Jatobá, lançado pela Editora UFMG há 20 anos.

Uma voz feminina, de Luciana Veloso, foi escolhida para a locução, que teve produção de Juarez Guimarães Dias e direção de Carlos Magno Mendonça, ambos professores do Departamento de Comunicação da UFMG.

Produzido e dirigido por Olívia Resende, o vídeo também tem versão com Libras e legenda. O roteiro foi escrito por Ana Fatorelli. Assista.

Roteiro
Ana Fatorelli

Produção e direção
Olívia Resende