Arte e Cultura

Retórica de Maquiavel é tema de palestra na Faculdade de Letras

Professor Helton Adverse, da Fafich, vai abordar o discurso do pensador italiano na perspectiva da filosofia política

Nicolau Maquiavel. Pintura de Santi di Tito, século XVI, no Palazzo Vecchio.
Retrato de Nicolau Maquiavel, de autoria de Santi di Tito, século 16, no Palazzo VecchioWikipedia / Domínio Público

Nesta sexta-feira, 27, às 10h30, as Jornadas de Retórica e Argumentação, do grupo de pesquisa Retórica e Argumentação, promovem a palestra As imagens do poder: a retórica de Maquiavel, ministrada pelo professor Helton Machado Adverse, do Departamento de Filosofia da UFMG.

Autor do livro Maquiavel – política e retórica, Helton Adverse dedica-se ao estudo da filosofia política moderna e do renascimento. Ele vai analisar a retórica de Maquiavel sob o viés da filosofia política. “Seu pensamento incorpora elementos da tradição retórica. Analisaremos o aspecto da retórica na construção da imagem por meio de ações e discursos”, antecipa o professor Helton Adverse.

A palestra, aberta ao público, ocorrerá no Auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale). Não é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail retorarufmg@gmail.com.

Debate interdisciplinar
O grupo Retórica e Argumentação busca reunir estudiosos de retórica e análise do discurso de diferentes áreas do conhecimento, promovendo um debate interdisciplinar. O grupo é coordenado pelas professoras Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, da Fafich, presidente da Associação Latino-Americana de Retórica, e Helcira Maria Rodrigues de Lima, da Fale, que preside a Sociedade Brasileira de Retórica. As Jornadas de Retórica e Argumentação realizam encontros mensais durante todo o semestre letivo.