Abertas inscrições para disciplinas isoladas na pós-graduação em Montes Claros

Vagas são para quatro mestrados e um doutorado oferecidos no ICA; prazo termina no dia 14 de fevereiro

Atividade acadêmica na área de engenharia florestal no campus Montes Claros
Atividade na área de engenharia florestal no campus Montes Claros: economia sustentávelAmanda Lelis / UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) está com edital aberto para seleção de candidatos às disciplinas isoladas dos programas de pós-graduação em Alimentos e Saúde, Ciências Florestais, Produção Vegetal e Produção Animal. Para participar do processo, basta ter concluído curso de graduação. As inscrições terminam no dia 14 de fevereiro, e os editais estão disponíveis no site do ICA.

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente na secretaria da pós-graduação, localizada no anexo do Centro de Atividades Acadêmicas e Didáticas (CAAD), no campus da Universidade (Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros – MG). O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 16h. O candidato deverá apresentar a documentação exigida no edital da formação pretendida, e a seleção será realizada pelo professor que oferta a disciplina. Os resultados serão divulgados no dia 20 de fevereiro. Leia a seguir um breve perfil de cada curso

Mestrado em Alimentos e Saúde tem foco no aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos para a produção de alimentos, no melhoramento alimentar e na avaliação das relações entre alimentos saúde de seres humanos ou animais. Oferece 25 vagas em cinco disciplinas isoladas. Entre os temas das disciplinas estão a produção de compostos bioativos, a interdisciplinaridade no campo de alimentos e saúde e bioestatística. O quadro com as disciplinas e demais informações estão disponíveis no edital.

Mestrado em Ciências Florestais propõe uma formação crítica do modelo predominante de atividade florestal e na proposição de estratégias de ação frente aos desafios de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido. Vinte vagas são ofertadas em quatro disciplinas isoladas. Cada candidato pode se inscrever em até três. Alguns dos temas abordados são propagação de espécies florestais e silvicultura de florestas. Mais informações estão disponíveis no edital lançado pela coordenação do curso.

Mestrado em Produção Animal visa preparar profissionais no campo da produção, processamento e controle da qualidade de produtos animais, considerando as particularidades regionais do semiárido brasileiro. As dez disciplinas do programa oferece 102 vagas. Ecologia microbiana relacionada à produção animal, bioquímica animal, produção de bovinos de leite e estatística experimental estão entre os tópicos abordados. A carga horária e mais informações podem ser consultados no edital.

Produção Vegetal
Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal oferece cursos de mestrado e doutorado, que oferece condições para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovações relacionadas ao cultivo de vegetais e tecnologias de Recursos Ambientais, entre outros temas.

O edital aberto pelo programa prevê a oferta de 75 vagas em 14 disciplinas. Entre os temas estão fertilidade do solo, análise de sementes, manejo de plantas daninhas, inglês acadêmico, entre outros.

O quadro com as disciplinas e demais informações podem ser consultados no edital.