Lazer e esporte

Abertas inscrições para seletiva de nado artístico do CTE

Crianças a partir de seis anos podem participar do teste, que será realizado no próximo dia 5

Crianças da equipe de nado sincronizado CTE
Crianças da equipe de nado sincronizado do CTE Arquivo CTE

A Equipe Mineira de Nado Artístico (NadoArt), do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, abriu inscrições para a seleção de novos atletas do nado sincronizado. A seletiva ocorrerá de forma presencial no dia 5 de fevereiro, a partir das 9h, na sede do CTE (Avenida Alfredo Camarate, 617, São Luiz, Belo Horizonte – MG).

Poderão participar da seletiva crianças a partir de seis anos, com habilidades natatórias, que tenham interesse em disputar competições nacionais.

Além da habilidade para nadar, serão avaliadas a flexibilidade e a força muscular dos participantes. Os treinos ocorrem às segundas e quartas, das 19h às 20h30, no CTE-UFMG.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail nadoartbh@gmail.com ou pelo telefone (31) 98365-3990. A inscrição de jovens com menos de 18 anos deve ser feita por seus responsáveis.

Balé aquático
O nado artístico é considerado uma evolução do antigo balé aquático. Tal nomenclatura expõe a estrita relação entre a dança e o atual esporte em seu surgimento. Apesar das disputas da modalidade serem muito antigas, o nado sincronizado persistiu por muito tempo apenas como uma forma de entreter o público no intervalo de competições aquáticas.

Em 1952, a modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos como evento demonstração, sem disputa de medalha, e efetivada em caráter competitivo nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles.

As provas dessa modalidade são solo (apenas um atleta), dueto (dois atletas) e conjunto (de quatro a oito atletas). Na modalidade olímpica, as piscinas para execução das performances têm dimensões de 12 por 12m, com 3m de profundidade. Os atletas não podem tocar as bordas da piscina ou o fundo enquanto realizam movimentos no ritmo da música escolhida.

O projeto Nado Sincronizado do CTE existe desde 2014, sob a coordenação da professora Tathiane Rodrigues Martins.

Com informações do CTE UFMG