Ensino

Abertas inscrições para vaga de estágio não obrigatório para graduandos de Arquivologia e História

Bolsista selecionado atuará no Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais

O bolsista atuará na na área de apoio a gestão de documentos arquivísticos do DLO Foto: Divulgação| DLO

Estão abertas, até 3 de outubro, as inscrições para a seleção de uma vaga de estágio não obrigatório no Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO) da UFMG. O bolsista atuará na área de apoio à gestão de documentos arquivísticos. A carga horária é de 20h semanais, a serem cumpridas presencialmente, em horário previamente estabelecido de comum acordo com o gestor do  Departamento.

Podem concorrer à vaga estudantes regularmente matriculados a partir do segundo período, nos cursos de Arquivologia e História da UFMG. A contratação será formalizada pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

As inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail sarquivo@dsg.ufmg.br. No campo assunto, deve constar “Seleção de Estagiário (a)" e, no  corpo do e-mail, o candidato deve informar nome completo, telefone para contato, curso e período curricular. Currículo e histórico escolar do curso atualizado devem ser anexados.

A bolsa é de R$ 787,98, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de trabalho cumprido presencialmente. A duração do estágio é de 12 meses, período que poderá ser estendido em até 24 meses, desde que o prazo final não ultrapasse a data prevista para a conclusão do curso.

Atribuições, perfil e etapas da seleção
O estagiário terá como atribuições executar rotinas e práticas arquivísticas visando à gestão documental, tais como: organizar e tratar documentos, proporcionar a recuperação de informações técnico-científicas e administrativas, atuar na preservação de documentos, abrigando-os em local e em condições físicas adequadas. É desejável que o candidato tenha conhecimento de nível básico em informática (internet, editor de textos e planilhas).

Conforme cronograma no quadro 2 do edital, as duas etapas de seleção – prova objetiva e entrevista – ocorrerão concomitante ao período de inscrições. O candidato receberá por e-mail a data e horário para realização das provas após efetivada a sua inscrição.

A prova objetiva terá 20 questões sobre o conteúdo programático descrito no Anexo I do edital e será aplicada de 27 de setembro a 4 de outubro.