Academia Mineira de Letras apresenta palestra on-line sobre jornalismo literário
Escritor e jornalista Fabrício Marques adiantou um pouco da discussão, em entrevista ao programa Noite Ilustrada
Embora seja bastante utilizado, o termo jornalismo literário não tem um único significado cuja aceitação seja consensual. É um termo ainda bastante cercado por embates e disputas. Para alguns, a origem do jornalismo literário estaria no New Journalism, gênero que surgiu na década de 1960, mesclando as narrativas jornalística e literária, na imprensa do Estados Unidos. Entre seus nomes de destaque, estão Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote.
Essa conceituação ainda gera dúvidas e discussões entre pesquisadores, estudantes, escritores, jornalistas e leitores. A palestra Jornalismo e Literatura: modos de dizer, que fica disponível, a partir desta quinta-feira, 6, no canal da Academia Mineira de Letras no Youtube, explora algumas dessas questões. No vídeo, o escritor e jornalista Fabrício Marques apresenta o jornalismo literário por meio de uma breve panorâmica sobre as características e especificidades do gênero.
No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, Fabrício Marques adiantou um pouco da discussão, em entrevista veiculada nesta quarta-feira, 5.
Veja a palestra (disponível a partir das 11h de quinta-feira, 6):