Notícias Externas

Academia TransLiterária apresenta seu primeiro espetáculo teatral: ATENÇÃO!

Peça é baseada em pesquisa sobre ambulatório trans Ambulatório Trans Anyky Lima

.
. Divulgação

A Academia TransLiterária é um coletivo formado por artistas Trans/Travestis, que desenvolvem trabalhos nos campos da performance, teatro, literatura e música; O objetivo é criar mais espaços para arte e cultura da comunidade trans, e também da população periférica. Após vários projetos, a Academia está estreando seu primeiro espetáculo teatral, chamado “ATENÇÃO!”. O espetáculo nasceu no meio acadêmico, mas não exatamente onde a associação é mais clara: não foi na faculdade de letras ou escola de belas artes. Ele surgiu na Psicologia, a partir da tese de doutorado da psicóloga Andréia Resende dos Reis. Após realizar 21 entrevistas com 21 travestis usuárias de serviço público contra doenças infectocontagiosas, Andréia foi atrás da dramaturga Gabriela Figueiredo para que, juntas, escrevessem uma peça que não funcionasse apenas como ferramenta crítica, mas enfrentasse e contestasse os estereótipos de nossa sociedade. Com elenco totalmente formado por atrizes trans/travestis, o espetáculo fica em cartaz até sábado.
E é para saber mais sobre o espetáculo ATENÇÃO!, a gente vai conversar agora com Idylla Silmarovi, diretora do espetáculo.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Você acabou de ouvir nossa conversa com Idylla Silmarovi, diretora do espetáculo ATENÇÃO!, primeiro espetáculo da Academia TransLiterária. A peça é resultado de três meses de ações afirmativas destinadas às mulheres trans/travestis atendidas pelo Ambulatório Trans Anyky Lima,  serviço oferecido pelo hospital Eduardo de Menezes. O espetáculo ATENÇÃO! está em cartaz com ainda mais duas sessões - a de hoje já foi realizada! Amanhã, sexta, às 2 da tarde, no Centro Cultural Vila Marçola, que fica na rua Mangabeira da Serra, 320, no bairro Marçola, e no sábado, às 6 da noite no Centro Cultural Zilah Spósito, que fica na Rua Carnaúba, 286, no bairro Jaqueline. Para mais informações sobre o espetáculo ATENÇÃO!, acesse a página facebook.com/academiatransliteraria

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luíza Glória