Notícias Externas

Acordo que prevê pagamento pela Vale de R$ 250 milhões em multas é homologado

Valor corresponde a multas ambientais aplicadas por causa do rompimento da barragem da empresa em Brumadinho

Técnicos do Ibama durante ação em Brumadinho
Técnicos do Ibama durante ação em Brumadinho Foto: Ibama

Nesta segunda-feira, 14, foi divulgada a notícia de que a Justiça homologou um acordo entre a Advocacia-Geral da União e a mineradora Vale, que prevê o pagamento de 250 milhões de reais em multas ambientais aplicadas por causa do rompimento de uma barragem da empresa em Brumadinho. A barragem de Córrego do Feijão se rompeu em janeiro de 2019 e matou 270 pessoas, segundo a contagem oficial. O valor de R$ 250 milhões se refere a sanções aplicadas pelo estado de Minas Gerais e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Nesta quarta-feira, 16, em entrevista, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, abordou o tema. O professor Bernardo Campolina, do Departamento de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), comentou o acordo e falou da importância da homologação. Além disso, também abordou outras medidas necessárias que ainda devem ser tomadas pela Vale, com fins de reparação dos danos causados.

"O acordo é importante, na medida em que as multas forem efetivamente pagas. Importante no sentido de que a gente possa romper um processo de não pagamento de multas ambientais. Se olharmos o que ocorreu em outros episódios de rompimento de barragens, em que multas foram aplicadas, mas nunca foram efetivamente pagas, o acordo pode representar um esforço positivo para que os recursos saiam do bolso de quem gerou o rompimento dessas barragens", afirmou.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Tiago de Holanda