Notícias Externas

Adeus a Moraes Moreira

Durante a madrugada do dia 13 de abril, o cantor e compositor morreu aos 72 anos, vítima de um infarto agudo no miocárdio

Moraes Moreira canta Novos Baianos em São Paulo, abril de 2016
Moraes Moreira canta Novos Baianos em São Paulo, abril de 2016 Marcelo Brandt / G1

No dia 13 de abril de 2020, Moraes Moreira faleceu aos 72 anos de idade, vítima de um infarto agudo no miocárdio. O cantor e compositor ficou conhecido por ser um dos integrantes dos Novos Baianos, o primeiro cantor de trio elétrico do país e o autor de diversos sucessos populares.

Nascido no dia oito de julho de 1947, em Ituaçu, na Bahia, Moraes Moreira começou a carreira musical ainda na adolescência tocando sanfona em festas de São João, casamentos e batizados. Já com 19 anos, o músico mudou-se para Salvador, onde conheceu Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor – com quem mais tarde fundou o grupo Novos Baianos –, além do músico Tom Zé.

A trajetória de Moraes Moreira ao lado de Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo e Pepeu Gomes começou em 1968. Juntos eles formaram a banda Novos Baianos.

Ainda na década de 1970, o músico se juntou ao trio elétrico de Dodô e Osmar e se tornou o primeiro cantor de trio elétrico em um movimento que revolucionou uma das principais festas do país. Nesse período, surgiram clássicos como Pombo Correio e Vassourinha Elétrica, que tem como referência o frevo pernambucano Vassourinhas.

Ao longo de toda a carreira solo, o cantor e compositor lançou cerca de 20 discos e continuou produzindo até os dias atuais. Seu último trabalho foi o álbum Ser Tão (Discobertas), divulgado em 2018. Moraes Moreira ficou conhecido, principalmente, pela capacidade que tinha de misturar diversos ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo a música erudita.

As produções compostas e interpretadas por Moraes Moreira, assim como os discos do Novos Baianos, podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming.

Ouça a Nota Musical de Rodolfo Morais