Adolfo Cifuentes toma posse como vice-diretor da Escola de Belas-Artes

Cifuentes, entre o diretor da EBA, Cristiano Bickel (à esquerda), e o reitor Jaime Ramírez: espaços para produção dos alunos Foca Lisboa / UFMG

Em solenidade na manhã desta quinta, 22, o professor Adolfo Enrique Cifuentes foi empossado, pelo reitor Jaime Ramírez, como vice-diretor da Escola de Belas Artes (EBA). Ele vai compor a gestão com o professor Cristiano Bickel, que assumiu a diretoria em abril deste ano. Os mandatos de diretor e vice não são necessariamente coincidentes.

Foca Lisboa / UFMG

Professor adjunto no Departamento de Teatro, Fotografia e Cinema, desde 2007, o colombiano Cifuentes manifesta a preocupação com a necessidade de dar sequência à organização da Unidade, que cresceu muito nos últimos anos e hoje conta cerca de 1.600 alunos. “Em um prazo mais longo, precisamos trazer de volta o Ateliê de Gravura e o curso de Moda, que ocupam prédios externos. Em perspectiva mais imediata, vamos nos voltar para as nossas atividades-fim, que foram um tanto negligenciadas pela urgência das pressões administrativas ligadas ao crescimento da Escola”, afirma Cifuentes, que teve sua posse prestigiada por dirigentes da Universidade e membros das comunidade da Escola de Belas-Artes.

Ele explica que é necessário garantir espaços para exibição da produção dos alunos. “No caso da nossa escola, a avaliação é feita por produções artísticas, que não devem se pautar apenas pelo valor estético, mas também pela capacidade de refletir a problemática social, conflito e negociação. A arte deve pensar o lugar do ser humano e estimular o debate”, diz o novo vice-diretor.

Artista visual e pesquisador, Adolfo Cifuentes é doutor em Artes pela UFMG e licenciado em Linguística e Literatura pela Universidade de la Sabana, em Bogotá, Colômbia. Especializou-se em Língua e Literatura Russa, no Instituto Pushkin, de Moscou, e em Temas Filosóficos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Colaborador do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG, atua nas áreas de performance, fotografia, arte de participação coletiva, instalação e mídias mistas. É sub-coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte na Era das Catástrofes (www.estrategiasarte.net.br) e membro do grupo editor da Revista Lindonéia (on-line). Com experiência no ensino das artes, incluindo o campo do audiovisual, lecionou nas universidade Industrial de Santander e Autônoma de Bucaramanga, ambas na Colômbia. Também esteve como professor convidado nas universidades colombianas de Antioquia (Medellín), Tecnológica de Pereira e Nacional em Bogotá, além da Indiana University, nos Estados Unidos.

Cristiano Bickel, diretor da EBA, Adolfo Cifuentes, no vice-diretor, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e o reitor Jaime Ramírez Foca Lisboa / UFMG