Saúde

Campanha 'Agosto dourado' incentiva a amamentação

Nesta edição, empoderamento de mães e pais foi o tema escolhido pelo Ministério da Saúde

Programa de maturação do sistema imune do fígado é regulado pela amamentação
Foto: Amy Bundy / Flickr (CC BY-NC 2.0)

Criada em 1992 pela  Aliança Mundial Para Ação em Amamentação (Waba), a Semana Mundial de Amamentação vai do dia 1º ao dia 7 de agosto. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é o meio mais eficiente de se fornecer às crianças os nutrientes e os anticorpos necessários para que elas cresçam de maneira saudável. 

No Brasil, a Semana Mundial de Amamentação inspirou a campanha Agosto Dourado, com todo o mês dedicado à promoção e ao incentivo à amamentação. Como tema desta edição, o Ministério da Saúde propôs Empoderar Mães e Pais - Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro.

A professora do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida Bouzada, falou sobre a importância da amamentação em entrevista veiculada no programa Conexões nesta quinta-feira, 1º de agosto.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) comemora a Semana Mundial de Amamentação com atividades na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG. No dia 7 de agosto, a partir das 12h, estarão disponíveis instrutores e profissionais para orientar os participantes sobre aspectos essenciais da amamentação. Além disso, haverá uma apresentação da banda Canção de Dois e outras oficinas e atividades.