Saúde

Agosto Dourado: amamentação materna concentra todos os nutrientes necessários aos bebês

Coordenadora de Enfermagem da Linha do Cuidado Materno-Infantil na maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Rosângela Lima falou com o programa Conexões

Aleitamento materno reduz mortes infantis, segundo a OMS
Aleitamento materno reduz mortes infantis, segundo a OMS Marcelo Camargo/Agência Brasil / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

O Agosto Dourado é dedicado às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente pelo aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. A amamentação concentra todos os nutrientes que os bebês precisam: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, anticorpos e água. 

Entretanto, diante do preconceito e da falta de orientação, muitas mães não têm acesso aos direitos que garantem o aleitamento. O apoio e acolhimento, inclusive dos profissionais de saúde, é muito importante na jornada da amamentação. A campanha nacional Agosto Dourado busca chamar atenção para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. 

No programa Conexões desta segunda-feira, 16, a jornalista Luíza Glória recebeu a enfermeira Rosângela Lima, coordenadora de Enfermagem da Linha do Cuidado Materno-Infantil na maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG. Na conversa, ela destacou a importância do aleitamento materno e da campanha de conscientização sobre a importância desse tipo de amamentação.

"O Agosto Dourado tem toda uma simbologia, começando pela cor dourada, que remete à importância que tem o aleitamento materno. A cor destaca a importância [do aleitamento materno], porque a amamentação vale ouro, tanto para o filho quanto para a mãe. É um momento de vínculo da mãe com o bebê", destacou.

Ouça a conversa completa com Rosângela Lima no SoundCloud da Rádio UFMG Educativa.

A campanha Agosto Dourado é uma iniciativa nacional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) e do Ministério da Saúde. O Hospital Risoleta Neves também participa do movimento, com a campanha Agosto Dourado 2021: cada gota importa! 

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória