Aluno da EBA reflete sobre a instabilidade em exposição com esculturas e vídeo

Vídeo traz crítica ao sentido de urgência que comanda a vida contemporânea
Vídeo traz crítica ao sentido de urgência que comanda a vida contemporânea Divulgação

Diagrama do erro: a condição de uma planície instável é o título da exposição do aluno de artes visuais Raylander Mártis dos Anjos, da Escola de Belas Artes, aberta ao público, até 23 de junho, no Centro Cultural Salgado Filho. Trata-se de instalação com esculturas, documentos e vídeo em que o artista reflete sobre temas como política, burocracia, poder, relação do homem com o trabalho e suas implicações na vida cotidiana.

Entre os destaques da mostra, está um grupo de esculturas presas ao teto do espaço, que, segundo o artista, sugerem uma condição de frouxidão. Em outra obra, cupons fiscais coletados e arranjados no chão formam um grande empilhamento.

No vídeo No raio de, produzido no ano passado, um homem vestido com camisa social e gravata entra no banheiro e começa a tomar banho sem tirar a roupa do corpo, o que pode ser interpretado como uma crítica ao sentido de urgência que comanda a vida contemporânea. A ideia de instabilidade é um principio norteador das investigações estéticas conduzidas por Raylander.

A exposição pode ser visitada às segundas-feiras, das 9h às 18h, às terças, das 9h às 19h30, e de quarta a sexta, das 9h às 18h.

O Centro Cultural Salgado Filho está localizado na Rua Nova Ponte, 22, bairro Salgado Filho, Belo Horizonte.