Pesquisa e Inovação

Alunos da UFMG chegam entre os finalistas do primeiro Hackathon da empresa Bloomberg no Brasil

O projeto finalista é um aplicativo que analisa a taxa de juros de diferentes países

Os estudantes integram o UFMG Finance Club que desenvolvem soluções para o mercado financeiro Reprodução / Pexels

Hackathon é o nome que se dá um dos formatos de evento mais famosos no campo da computação e consiste de uma maratona de programação, em que pessoas ou grupos de hackers ou programadores se reúnem a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos, discutir novas ideias e desenvolver projetos.

E neste ano, a Bloomberg realizou seu primeiro Hackathon no Brasil. O projeto reuniu alunos de nove universidades e teve o objetivo de testar a criatividade dos estudantes universitários tanto no campo da computação, quanto no campo da economia. Nesta edição, os grupos participantes foram convidados a desenvolver aplicativos que pudessem ser usados por profissionais do mercado financeiro para resolver problemas reais do campo.

O projeto já chegou ao seu fim, e entre os finalistas, está o grupo LTCM, representado por alunos da UFMG. O grupo é composto por Jadson Correa, Diego Della Rocca, Keven Mendes, e Pedro Teles, integrantes do UFMG Finance Club. O projeto deles é um aplicativo que analisa a taxa de juros para diferentes países.

Diego Della Rocca , estudante do 5º período Ciência da Computação e um dos integrantes do grupo LTCM, foi o convidado do programa Expresso 104,5 desta quarta-feira, 28. A entrevista abordou mais detalhes da competição, bem como do projeto UFMG Finance Club.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael