Arte e Cultura

Antologia reúne histórias reais, autobiográficas e afetivas da população LGBTQIAPN+

E-book organizado pelo professor Juarez Guimarães Dias, da Fafich, será lançado nesta quinta, no Centro de Referência das Juventudes, em BH

Livro 'Toda pessoa é invenção'
Livro 'Toda pessoa é invenção' Imagem: Reprodução de capa

Será lançada nesta quinta-feira, 29, às 19h, no auditório do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Belo Horizonte, o livro Toda pessoa é invenção – Antologia viva LGBTQIAPN+, volume 1, organizado pelo professor Juarez Guimarães Dias, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. No evento, participantes da coletânea realizarão um sarau performativo.

A obra foi realizada graças a um esforço do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec), da Fafich, em parceria com o Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. O lançamento abre as comemorações dos 10 anos de fundação do Neepec, que é coordenado por Dias juntamente com o professor Carlos Mendonça.

Este primeiro volume apresenta autores de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, entre capitais e cidades do interior, com predominância para Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os autores também compõem uma diversidade de identidades de gênero e sexualidades, cuja representatividade está estampada pela sigla que as une.

Sentidos da existência
Inédita, a antologia é composta de 111 histórias reais de 24 pessoas “cujas textualidades fazem emergir sentidos da existência como poesia, como verbo, encarnadas em letras e imagens, sensações e trajetórias”, informa-se no release de divulgação do evento. Os textos – “afetivos, autobiográficos e autoficcionais” – foram produzidos nos encontros on-line de escrita criativa Quem conta a sua história?, organizados por Juarez em 2021 e em 2022.

Para a professora Cláudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG, o projeto “é uma demonstração de como a extensão universitária pode colaborar com o fortalecimento de políticas públicas que tenham como motivação principal a promoção e defesa da vida”. Na sua opinião, as escritas presentes no livro “produzem a visibilidade de experiências concretas de sujeitos de ‘carne e osso’, que, diferentemente dos sujeitos abstratos e supostamente universais muitas vezes tomados e produzidos pela ciência como referências totais, são sujeitos com corações que pulsam e demandam por visibilidade, ou em outras palavras, pelo direito de existir”. 

O Centro de Referência das Juventudes fica na Rua Guaicurus, 50, Centro, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. O evento de lançamento será aberto ao público. Editada pelo selo do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM), a obra poderá ser acessada, gratuitamente, no dia 29.

Livro: Toda pessoa é invenção – Antologia viva LGBTQIAPN+, volume 1
Organizador: Juarez Guimarães Dias
Editora PPGCOM
Gratuito