Internacional

Antropóloga argentina abordará contribuições das ciências sociais no estudo da natureza

Convidada do Programa Cátedras, Bernarda Marconetto faz conferência no próximo dia 3

x
Bernarda Marconetto trabalha com temas relacionados ao clima e à natureza no sul dos Andes
Arquivo pessoal

O Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos recebe, de 24 de setembro a 6 de outubro, a antropóloga e professora Bernarda Marconetto, do Departamento de Antropologia da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. No dia 3 de outubro, ela vai ministrar a conferência Humanidades ambientais e ambientes humanizados: a natureza como sujeito de estudo nas ciências sociais, a partir das 19h, no Auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação.

Historicamente, as reflexões sobre os problemas ambientais partem do senso comum e de setores acadêmicos associados às chamadas ciências duras ou naturais. No entanto, como registra a sinopse da conferência, há algum tempo as ciências sociais e humanas começaram a fazer ouvir sua voz sobre esses assuntos. Em sua conferência, Bernarda Marconetto abordará casos da arqueologia e da etnografia que podem contribuir para os atuais debates sobre o que o Ocidente moderno definiu como Natureza.

A conferência, aberta ao público, será proferida em espanhol. Será concedida declaração de comparecimento aos participantes que a solicitarem. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico

Da Patagônia ao Egito
Bernarda Marconetto é licenciada em Ciências Antropológicas, com doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de La Plata (Argentina). É professora do Departamento de Antropologia da Universidade Nacional de Córdoba, responsável pelo curso de Arqueologia e Natureza e Diretora do Doutorado em  Ciências Antropológicas na mesma Universidade.

É pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, onde trabalha com temas relacionados ao clima e à natureza no sul dos Andes. Ela dirige o Núcleo Natureza-Cultura (N-NAC) no Instituto de Antropologia de Córdoba. Seu trabalho está centrado nas ligações entre seres humanos e elementos da natureza, em especial plantas e fenômenos meteorológicos, de perspectivas arqueológicas e etnográficas. Trabalhou na Patagônia e no Noroeste argentino e atualmente desenvolve pesquisas na necrópole tebana de Luxor, no Egito.

Com Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares