Pesquisa e Inovação

Aplicativo para compartilhamento instantâneo de imagens geradas em sala de aula vence competição de programação do DCC

Um aplicativo para o sistema operacional Android denominado ClassPictures, que oferece recursos para o compartilhamento instantâneo de imagens obtidas em sala de aula por celulares, como fotos de anotações no quadro e de exercícios, foi o vencedor da maratona de programação Hackathon, promovida pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG.

O evento fez parte da comemoração de 40 anos do DCC e foi realizado no último fim de semana (27 e 28 de agosto), no qual os alunos trabalharam continuamente.

O tema para implementação de propostas foi Vida de estudante na UFMG, e o objetivo foi buscar ideias e protótipos para divulgação de eventos na Universidade, organizar grupos de carona, inserir elementos de jogos na organização do estudo e recomendar a participação em eventos e palestras.

O aplicativo vencedor captura as imagens dentro da sala de aula e as direciona automaticamente a repositórios configurados por turma, de forma sincronizada com o horário da aula, para compartilhamento com os estudantes e professores.

Denominada C-4P, a equipe vencedora é formada por estudantes de diferentes cursos de graduação da UFMG: Alexandre César da Silva (Sistemas de Informação), Fabio Henrique Oliveira Fernandes (Matemática Computacional), Gabriel Simões e Silva (Engenharia de Produção) e Victor Lopes Tostes Barbosa (Engenharia de Sistemas). Os vencedores receberam prêmio de R$ 3 mil.

Os integrantes da C4-P pretendem expandir o aplicativo, aperfeiçoando botões e visualizações, além de integrar os dados que já possuem com aqueles cadastrados na plataforma MinhaUFMG. De acordo com Nazareno Andrade, professor da Universidade Federal de Campina Grande e um dos integrantes do Comitê Julgador, “o Hackathon é importante para refletir sobre o que os estudantes são capazes agora, a essa altura do curso, não só tecnicamente. Tecnicamente somos chamados a demonstrar habilidades isoladas. Raramente a gente chega e para para fazer um produto inteiro, baseado em uma ideia nossa”.