Institucional

'Arquitetura que enlouquece' é destaque em nova edição do Boletim

Capa Boletim 1936

Divulgação

Pesquisa de mestrado em arqueologia revela como a organização de ambientes em prédio que abrigou hospital psiquiátrico infantil em Belo Horizonte contribuiu, na segunda metade do século 20, para as estratégias de disciplinamento e controle das crianças que lá se trataram.

Reportagem sobre o trabalho é um dos destaques da edição 1936 do Boletim, que circula nesta semana. A publicação também aborda evento sobre a internacionalização das atividades de extensão universitária. Conheça o conteúdo da edição em sua versão digital:

Bem na fita

UFMG figura entre as melhores universidades do mundo em 18 áreas avaliadas pelo QS ranking.

Seres singulares

Pesquisadores debatem relevância das características genéticas dos gêmeos para o estudo de doenças.

Extensivo ao mundo

UFMG discute estratégias para intensificar processo de internacionalização da extensão universitária.

Ambientes que confinavam

Estudo da Arqueologia mostra como distribuição de cômodos de hospital psiquiátrico infantil serviu a estratégias de disciplinamento dos pacientes.

Para sair do papel

Reunidos em evento na UFMG, especialistas sustentam que aplicação da lei que instituiu o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação depende de regulamentações feitas pelas próprias instituições de pesquisa.

"Me escreva cartas pirotécnicas"

Em tese de doutorado, pesquisador da UFMG apresenta correspondência inédita de Murilo Rubião com Mário de Andrade, Fernando Sabino e Otto Lara Resende.

Acontece

Projeto Filosofia na Praça, formado por módulos que discutem a questão das cidades, e o programa Café Controverso, sobre a atual crise política, são destaques da agenda do Espaço do Conhecimento UFMG.

Opinião

Os cientistas e a política
O professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação, analisa como a atual crise reacendeu a participação da comunidade científica no debate público.

Resoluções

Cepe define critérios de RSC para professores da carreira de magistério, e Conselho Universitário aprova prestação de contas do Reitor