Arte e Cultura

Ars Nova celebra aniversário da UFMG com concerto de canções do século 20

Apresentação será amanhã, no Conservatório

Coral Ars Nova se apresenta em homenagem aos 91 anos da UFMG
Coral Ars Nova se apresenta em homenagem aos 91 anos da UFMG Duda Bona

Nesta terça-feira, dia 11, o Ars Nova – Coral da UFMG retorna ao Conservatório (Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro) para uma apresentação em comemoração aos 91 anos da Universidade Federal de Minas Gerais, fundada em 7 de setembro. O concerto, regido pelo professor Lincoln Andrade, começa às 19h30, com entrada franca.

Neste ano, o Ars Nova preparou repertório de músicas compostas no século 20 para divulgar compositores brasileiros e estrangeiros, com ênfase em obras consideradas inéditas no Brasil. Assim, o grupo espera incentivar a produção de novas obras para coral e garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo.

O repertório começa com os Three madrigals, da norte-americana Emma Lou Diemer, composta para coro e piano e que reúne três poemas de William Shakespeare, cada um explorado de maneira diferente: harmonias transparentes, em O mistress mine, where are you roaming?, harmonias pesadas, em Take, oh take those lips away, e rápidas provocações ao piano, em Sigh no more ladies, sigh no more!.

Na sequência, o Ars Nova interpreta Hymne au soleil, que homenageia os 100 anos de morte da compositora Lili Boulanger, a primeira mulher a ganhar o Prix de Rome, e Trois chansons de Charles D’Orlean, as três únicas canções escritas por Claude Debussy para música coral a cappella, sem acompanhamento .

Em sua terceira parte, o concerto é centrado em obras nacionais, com três músicas do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, fundador do Ars Nova: Ponto de Oxum Iemanjá, escrita em 1965 e rica pelo aspecto rítmico, uma vez que as vozes masculinas imitam o som de tambores, acompanhando uma melodia tradicional da umbanda, Ponto de São Jorge Ogum Guerreiro, também inspirada no universo da umbanda, e Ponto máximo de Xangô, recentemente incorporada ao repertório do coral. 

As três músicas que encerram o concerto são do cancioneiro de Lampião, escrito pelo pernambucano Marlos Nobre: Muié rendêra, É lamp, é lamp, é lamp e Cantigas de lampião.

Com Assessoria de Comunicação do Ars Nova – Coral da UFMG