Pesquisa e Inovação

Artur Avila fará palestra, nesta sexta, sobre 'bilhares', tema dos sistemas dinâmicos

Artur Avila vai abordar tema clássico da matemática
Artur Avila vai abordar tema clássico da matemática Foca Lisboa / UFMG

O matemático Artur Avila, atual detentor da Medalha Fields, a mais importante em sua área, fará palestra sobre Bilhares em polígonos regulares nesta sexta, 17, às 15h, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2, campus Pampulha. A atividade é aberta ao público.

Pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), de Paris, Avila abriu ontem, no auditório da Reitoria, a série de conferências UFMG, 90 anos, que comemora o nonagésimo aniversário da Universidade. Ele falou sobre desafios e perspectivas da matemática no Brasil

Especialista em sistemas dinâmicos, Artur Avila vai abordar na palestra de amanhã o estudo de "Bilhares", tema clássico em matemática que, de acordo com o professor Mario Jorge Carneiro, do Departamento de Matemática do ICEx, surgiu no início do século 20 e ganhou maior destaque na década de 1960, com os trabalhos do matemático russo Yaokov Sinai, sobre modelos de gases.

Trata-se de modelo no qual se considera uma partícula movendo-se sem atrito em uma superfície limitada por um polígono regular (um quadrado ou um triângulo de lados iguais, por exemplo). Ao chocar-se com o bordo, a partícula sofre uma reflexão (elástica) na qual o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.Tais modelos muitas vezes apresentam comportamento caótico. Em sistemas dinâmicos, procura-se descrever esse comportamento.

Assista abaixo à íntegra da conferência de Artur Avila ministrada na tarde da última quarta-feira