Lazer e esporte

Atleta do CTE é vice-campeão mundial estudantil de taekwondo

Na final disputada na Hungria, Vytor de Assis fez uma luta equilibrada contra atleta de país que é referência na modalidade

Vytor Assis:
Vytor de Assis ficou com a medalha de prata ao vencer duas lutas em Budapeste
Arquivo pessoal

O atleta Vytor dos Santos de Assis, da equipe de taekwondo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, sagrou-se vice-campeão mundial estudantil, em competição disputada na semana passada, em Budapeste, na Hungria.

Vytor disputou três lutas em território húngaro. Na primeira, ele venceu um lutador do Nepal por gap point – quando ocorre uma diferença de ao menos 20 pontos entre os competidores. Na semifinal, o brasileiro superou um atleta dos Emirados Árabes, que havia derrotado um chinês por nocaute na luta anterior.

Na final, Vytor foi derrotado em um confronto equilibrado por um atleta da Taipé Chinesa, um dos principais centros de taekwondo do mundo.

Histórico
Vytor de Assis credenciou-se para o torneio na Hungria ao vencer o campeonato brasileiro estudantil, em abril deste ano, em Brasília. O jovem integra a equipe do CTE desde o início do projeto, em 2013, quando tinha dez anos e nunca havia praticado o taekwondo. Quatro anos depois, passou a treinar com a equipe principal. Ele terminou a temporada de 2018 na quarta posição do ranking nacional de sua categoria, depois de conquistar medalhas em diversas competições regionais e nacionais.

Neste ano, Vytor não se classificou para o Campeonato Brasileiro na seletiva mineira, mas recuperou-se na disputa do certame nacional de estudantes.

A equipe técnica do taekwondo do CTE-UFMG, que oferece suporte a Vytor, é formada pelo coordenador técnico Cristiano Arruda, pelo treinador Marcelo Barros e pelo preparador físico Guilherme Loiola.

Yves Vieira / Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional