Ensino

Aula aberta na ECI debate os desafios impostos à preservação da arte contemporânea

Atividade será realizada na próxima sexta-feira, 1º de novembro

A especialista convidada é a pesquisadora Magali Melleu Sehn, da Escola de Belas Artes
Magali Sehn: novos materiais e técnicas construtivas desafiam especialistas em conservaçãoSeminário Patrimônio Cultural/divulgação

Será realizada nesta sexta-feira, 1º de novembro, na Escola de Ciência da Informação (ECI), a aula aberta Pensar coletivamente a preservação da arte contemporânea. Parte das atividades da disciplina Introdução à Conservação Preventiva de Bens Móveis, dos bacharelados em Museologia e Biblioteconomia da ECI, a aula será oferecida pelo Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus, o Rariorum.

A aula será ministrada pela professora Magali Melleu Sehn, da Escola de Belas Artes (EBA), líder do grupo de pesquisa Arte Contemporânea: Preservação e Exibição (Artecom/CNPq). Ela falará sobre os desafios que os novos materiais e técnicas construtivas impõem ao trabalho de documentar, analisar e conservar a arte contemporânea. O tema, recorrente no trabalho da professora, resultou, em 2014, na publicação do livro Entre resíduos e dominós: preservação de instalações de arte no Brasil, pela editora C/Arte. 

O papel dos profissionais da preservação patrimonial nos processos de aquisição, documentação e circulação de obras de arte contemporânea também será objeto da conferência.

A aula aberta ocorrerá na Sala da Congregação da ECI, no campus Pampulha, das 8h30 às 11h.