Ensino

Aula inaugural aborda experiências de educação inclusiva na Itália

Lucia De Anna abrirá as atividades da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão

Aula da disciplina Mídia, Deficiência, Corpo e Acessibilidade da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão
Aula da disciplina 'Mídia, deficiência, corpo e acessibilidade', que integra a formaçãoSônia Pessoa /UFMG

A pesquisadora italiana Lucia De Anna, da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”, fará a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. A professora é referência em seu país em estudos e processos de integração escolar de pessoas com deficiência.

A aula, que terá como tema A integração e a inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência na Itália, será realizada na próxima quarta, 20, às 19h, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE). A participação é gratuita, e não há necessidade de inscrição prévia.

Desde a década de 1970, o governo italiano desenvolve iniciativas que visam assegurar a inclusão dessa comunidade no ambiente escolar, e Lucia De Anna participa desse movimento desde a sua gênese.

De acordo com a professora Mônica Rahme, da Faculdade de Educação da UFMG, o trabalho da pesquisadora italiana é importante para entender práticas de inclusão. “Eu conheci De Anna na minha pesquisa de doutorado. Na oportunidade, eu queria compreender como foram estabelecidas as políticas italianas. Foi possível concluir que, quando há a convivência da sociedade com pessoas com deficiência, que se dá desde a educação básica até a superior, as relações estabelecidas com esses indivíduos propiciam laços sociais. Ou seja, tem-se a consciência de que essas pessoas também são partes integrantes da sociedade e não devem ser discriminadas”.

Em sua passagem pela UFMG, De Anna também ministrará a palestra Formação de professores(as) e inclusão escolar de alunos(as) em situação de deficiência na Itália, que será realizada na quinta, 21, às 19h, no Auditório Neidson Rodrigues. O evento também é aberto à comunidade e não é exigida inscrição. Nos dias 22 e 23 de março, a pesquisadora italiana participa do Simpósio internacional sobre educação inclusiva - rodas de conversa sobre a prática da Inclusão.

Acessibilidade e inclusão
A formação, que é ofertada semestralmente desde 2018, reúne mais de 30 professores de 12 unidades da UFMG e pode ser cursada por estudantes de graduação e pós-graduação. A escolha das atividades é realizada durante o período de matrícula. Somados os dois semestres de 2018, a Formação recebeu mais de 500 matrículas em suas disciplinas/atividades.

Em vídeo, a TV UFMG apresenta as ações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), responsável por formular e desenvolver ações para integração de pessoas com deficiência ao cotidiano da Universidade.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd