Ensino

Aula inaugural de formação transversal discute posição do Brasil 'em um mundo em transição'

Conferência do diplomata Almir Lima Nascimento nesta quarta, dia 18, abordará o contexto de guerras e mudanças climáticas

Almir Lima Nascimento, atual diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, ministrará palestra
Almir Lima Nascimento dirige o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações ExterioresFoto: site do Governo Federal

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG promove a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) do 2º período letivo de 2023. A palestra, cujo tema é Brazil in a world in transition, será ministrada por Almir Lima Nascimento, diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri) da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

A aula, que propõe uma reflexão sobre a posição do Brasil em um cenário global instável de guerras e mudanças climáticas, será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a partir das 17h30. A atividade será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site de Gestão de Eventos da UFMG. Os participantes poderão receber certificados.

O palestrante
Almir Lima Nascimento é graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No Brasil, foi assistente e assessor da Divisão de Difusão Cultural, assessor da Divisão de Operações de Promoção Comercial, coordenador-geral de Modernização, professor do curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, examinador do curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas, coordenador-geral de Gestão e Governança e assessor especial para Assuntos Internacionais da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2020 e 2021).

No exterior, Almir atuou no Consulado-Geral em Paris (1996 a 1999), chefiou os setores de Promoção Comercial das embaixadas em Assunção (1999 a 2003), Montevidéu (2006 a 2010) e Paris (2012 a 2016) e foi ministro-conselheiro comissionado da Embaixada em Paramaribo (2010 a 2012).

Ambiência plural
No segundo semestre de 2019, a UFMG lançou a Formação Transversal em Estudos Internacionais, formada por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola.

O objetivo do curso é proporcionar uma ambiência plural em termos nacionais, étnicos e valorativos. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UFMG e a comunidade externa inscrita na modalidade disciplina isolada, na quarta fase do requerimento de  matrícula, conforme calendário acadêmico.

Mais informações sobre as disciplinas ofertadas podem ser obtidas no site da DRI.