Institucional

​Aula magna do campus Saúde aborda aplicações da inteligência artificial no cuidado ao paciente

Evento reúne comunidades da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas e do Hospital Risoleta Neves

Campus Saúde:
Campus Saúde, na região central de Belo HorizonteLucas Braga | UFMG

Para marcar o início do primeiro semestre letivo de 2021, o campus Saúde da UFMG promove, nesta segunda-feira, 17 de maio, a aula inaugural Inteligência artificial e aplicabilidade na saúde: desafios e possibilidades, com os professores Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, Zilma Reis, da Faculdade de Medicina, e Vírgílio Almeida, do Instituto de Ciências Exatas. Eles integram o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde). O evento on-line terá início às 14h, com transmissão pelo canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Proposta pela Comissão Permanente do Campus Saúde, a aula será precedida por boas-vindas da diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, da vice-diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, e das superintendentes do Hospital das Clínicas, Andréa Maria Silveira, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Alzira Jorge. A iniciativa tem apoio dos diretórios e centros acadêmicos dos cursos de graduação das Unidades.

De acordo com Deborah Malta, as principais aplicações da inteligência artificial (IA) na área da saúde são suporte para diagnóstico e decisão clínica, monitoramento de pacientes, dispositivos automatizados para auxiliar cirurgias e atendimento ao paciente e gerenciamento de sistemas de saúde. Outras aplicações são mineração de mídias sociais para inferir possíveis riscos à saúde, aprendizado de máquina para prever risco em pacientes e robótica para apoiar cirurgia. "A IA poderá apoiar na determinação precoce das doenças, identificando os riscos à saúde, por meio do cruzamento de diversas bases de dados. Os trabalhos do CIIA-Saúde, liderado pela UFMG, vão se organizar em cinco eixos: Prevenção e qualidade de vida, Diagnóstico, prognóstico e rastreamento, Medicina terapêutica e personalizada, Sistemas de saúde e gestão e Epidemias e desastres", explica a professora.

A moderação da aula inaugural será feita pela professora Sônia Soares, presidente da Comissão do Campus Saúde. Ela destaca que a formação na área da saúde sofreu grande impacto com o advento da pandemia e que foi necessário recriar e reinventar a prática docente, com responsabilidade ética e profissional. “Ao iniciarmos as atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2021, ainda por meio do ensino remoto, sabemos que vamos enfrentar muitos desafios. É o momento de acolher e de receber nossa comunidade, especialmente os estudantes recém-chegados à UFMG, para este novo ciclo. Pensamos, como diretores das unidades acadêmicas que compõem o campus Saúde, que é tempo de nos abrirmos para algo novo. Por isso, oferecemos uma aula inaugural com temática que tem despertado grande interesse”, afirma.

Com assessoria de comunicação da Escola de Enfermagem