Arte e Cultura

Festival de teatro reúne performances autobiográficas e autoficcionais

Evento idealizado por núcleo de pesquisa do Departamento de Comunicação e pelo TU começa nesta quinta

Artista realiza performance para disciplina do Neepec
Artista realiza performance em disciplina do Neepec Denilson Cardoso / Neepec

Uma reflexão gerada a partir de performances autobiográficas e autoficcionais. Essa é a proposta do festival de teatro Escritas de si e de cena, idealizado pelo Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) e pelo Teatro Universitário da UFMG. O evento começa nesta quinta-feira, 19, e prossegue até sábado, 21, no Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542, Centro).

Um dos coordenadores do Neepec, o professor Carlos Mendonça, do Departamento de Comunicação Social, afirma que todo relato é atravessado pela vivência de quem conta. "As formas narrativas sempre carregam um pouco das experiências do narrador em seu discurso, e nós, do Neepec, nos interessamos por esse tipo de relato", afirma.

Ainda segundo Mendonça, os artistas que participarão do festival foram escolhidos justamente por desenvolverem trabalhos autobiográficos ou autoficcionais. Trata-se de alunos e ex-alunos da UFMG, dos cursos de Teatro e da Comunicação, além de artistas e pesquisadores da Bahia e do Rio de Janeiro. "Todos trabalham com essa temática autorreferente. São pessoas que falam sobre suas experiências e desafios", reforça o professor.

Proximidade
A programação do Escritas de si e de cena prevê espetáculos, mesas e conferências, além de atividades que estabelecerão interações com o público, entre elas, a palestra-performance O que há de mais sagrado e a criação em processo da peça-jogo-festa #Criança. “Na palestra-performance, a artista Nara Keiserman propõe uma atuação caracterizada pelo empirismo. Há certo grau de improviso, mas, por meio da performance, ela invoca elementos que guardam relação com as vidas das pessoas na plateia. Na criação em processo, as questões da infância são discutidas de forma lúdica com o público que, nesse formato, fica mais próximo dos atores em cena", explica Carlos Mendonça.

A programação do festival está disponível no site do Neepec.