Notícias Externas

Benito di Paula e Rodrigo Vellozo lançam primeiro disco em dupla, ‘O Infalível Zen’

Além de registrar a parceria entre pai e filho, álbum também apresenta faixas inéditas do pianista que completa 80 anos após um hiato de duas décadas e meia

Vellozo participa de shows do pai há certo tempo e agora produz e assina disco com Benito di Paula
Vellozo participa de shows do pai há certo tempo e agora produz e assina disco com Benito di Paula Reprodução/Instagram @rodrigovavellozo e @benitodipaulabr

O lançamento de um álbum de inéditas é uma das primeiras ações em celebração aos 80 anos de vida do cantor, compositor e pianista Benito di Paula. O filho do artista e também músico Rodrigo Vellozo produziu e foi responsável pela direção musical do disco junto com Romulo Fróes. O Infalível Zen marca o primeiro trabalho de estúdio conjunto de pai e filho e, também, a primeira gravação de inéditas de Benito em 25 anos.

São 13 músicas que passeiam por vários estilos, de composições instrumentais ao brega clássico, do forró ao experimentalismo. A dupla já vinha fazendo lives passando pelos sucessos da carreira de Benito di Paula e agora apresenta registro inédito. Para falar do novo trabalho, O Infalível Zen, o Noite Ilustrada desta quarta-feira, 1º, recebeu os dois compositores do álbum para uma conversa: Benito di Paula e Rodrigo Vellozo, pianista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e com discos solo lançados.

O cantor de 80 anos contou algumas histórias da longa carreira, falou sobre preconceito musical e explicou como fez uma das canções do disco novo, Dona Já Da Baiana.  “Eu ia passando no corredor de uma editora e vi um papel no chão, pisado, um lixo, né? Aí eu peguei aquele papel pequenininho e tava escrito um verso de quatro ou cinco linhas. Eu achei aquilo maravilhoso! Eu falei ‘ah, eu vou levar’ e guardei no bolso. Eu não tava roubando ninguém, tava caído lá no chão, jogaram fora. Aí eu peguei e concluí com a segunda parte, que é muito grande, concluí aquele verso que eu achei”, revelou.

Rodrigo Vellozo comentou as celebrações das oito décadas de vida do pai, que incluem um álbum previsto para 2022 com vários artistas regravando composições de Benito di Paula – entre eles estão Demônios da Garoa, Mariana Aydar, Roberta Sá, Crioulo e Tereza Cristina. Sobre ‘O Infalível Zen’, o músico detalhou como surgiu a faixa Improvation.

“A gente tava passando o som do piano no estúdio e meu pai tava tocando, simplesmente. Só que era uma coisa espetacular, assim, uma coisa que até não dá pra reproduzir aquilo. É um momento de criação sagrado, inclusive. E a gente gravou e virou uma faixa do disco. Acho que o disco mostra isso, tira qualquer tipo de rótulo que possa ter existido sobre a obra do meu pai, isso cai por terra se a pessoa escutar atentamente o disco”, definiu.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

O Infalível Zen já está disponível nas plataformas digitais. Para acompanhar as novidades da celebração dos 80 anos de vida de Benito di Paula, é possível seguir o cantor e Rodrigo Vellozo nas redes sociais.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas