BH-TEC inaugura 'hub' de inovação

Projeto é resultado de parceria entre UFMG, PBH e governo de Minas Gerais

A reitora Sandra Goulart, e os presidentes da ALMG,  e da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, e o prefeito de BH observam tecnologias desenvolvidas no BH-TEC
A reitora Sandra Goulart, os presidentes da ALMG, Tadeu Martins Leite, e da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, e o prefeito Fuad Noman observam tecnologias desenvolvidas no BH-TEC Foto: Virgínia Muniz | BH-TEC

Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 15, o Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), ambiente que abrigará todas as etapas e atividades de desenvolvimento do empreendedorismo de base científico-tecnológica, como incubação, coworking, aceleração, pós-aceleração, softlanding, consultorias e uma oficina de fabricação digital (Fablab).

O evento reuniu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo, entre outras autoridades. O ambiente é resultado de parceria entre UFMG, a Prefeitura de BH e o governo de Minas.

Sandra Goulart reforçou a importância da tríplice hélice, formada pela universidade, pelo poder público e pela indústria. "Somos líderes nacionais no registro de patentes. Estamos à frente porque, para nós, a transferência de tecnologia é muito importante pois sabemos que todos ganham com esse processo: universidade, cidade e estado ", afirmou.

'Porto seguro'
O prefeito Fuad Noman classificou o Parque Tecnológico como "porto seguro" para o desenvolvimento da tecnologia. "O BH-TEC é importante justamente por oferecer um porto seguro para a tecnologia ser desenvolvida pelos estudantes, pesquisadores e empresas. Que o BH-TEC seja cada vez mais esse ponto de aglutinação de que o Brasil e o mundo precisam, e Belo Horizonte acolhe", afirmou.

Cerca de R$ 2,7 milhões foram investidos na obra, recursos divididos quase igualmente entre a Fapemig e a PBH. Com 550 metros quadrados distribuídos em um andar do prédio do BH-TEC, o ambiente conta com coworking, salas de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência.

Para cumprir seu propósito, o hub abrigará serviços de gestão da inovação e receberá programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico.

O rol de atividades do hub contempla, ainda, soft landing para possibilitar que empresas brasileiras e estrangeiras prospectem negócios em Minas Gerais e consultoria em transferência de tecnologia, entre outras frentes de assessoramento empresarial.

Mais informações sobre o empreendimento constam de matéria publicada na página do BH-TEC.

Com Assessoria de Comunicação do BH-TEC