Meio Ambiente

Lago da Biblioteca recebe novas mudas de papiro

Planta que deu origem ao papel é plantada no lago em frente ao prédio desde os anos 1980

Jardim da Biblioteca estava sem a planta há mais de um ano
Jardim da Biblioteca não tinha a planta havia mais de um ano Divulgação

O canteiro do lago da Biblioteca Central da UFMG recebeu, nesta semana, novas mudas de papiro, a planta que deu origem ao papel.

Desde a construção da Biblioteca Central, na década de 1980, é uma tradição plantar papiro naquele local. Como se trata de uma planta aquática – inicialmente encontrada às margens do Rio Nilo, no antigo Egito –, ela morre na época de seca. A doação de uma bibliotecária da unidade ajudou a recompor o tradicional jardim de papiros da Biblioteca, que estava sem a planta havia mais de um ano.

Conhecido desde 40 séculos antes da era cristã, devido à sua flexibilidade e leveza, o papiro era o material de suporte para escrita mais prático da antiguidade. No entanto, tinha dois inconvenientes: resistia pouco tempo à umidade e queimava facilmente. 

O mais antigo exemplar remonta à época do faraó Keops, que reinou no Egito há mais de 4.500 anos. O documento menciona os trabalhos de construção da Grande Pirâmide de Gizé, a oeste do Cairo, considerada uma das sete maravilhas do mundo da Antiguidade. Posteriormente, o papiro foi adotado por gregos, romanos, coptas, bizantinos, arameus e árabes. Grande parte da literatura grega e latina chegou até nós em papiros, que continuaram a ser utilizados na Idade Média.

Nas bibliotecas, tanto os rolos de papiro, que podiam chegar a 18 metros de comprimento, quanto os pergaminhos eram guardados em armários com divisórias e organizados uns ao lado dos outros, com etiquetas indicando os títulos.

(Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG)

Papiro egípcio antigo mantido no Museu Nacional de Antiguidades de Leiden, nos Países Baixos
Papiro egípcio antigo mantido no Museu Nacional de Antiguidades de Leiden, nos Países Baixos Wikimedia Commons / Domínio Público