Biblioteca Central testa conhecimentos literários de seus frequentadores

Usuários são desafiados a adivinhar os títulos das obras com base em trecho selecionado

ga
O estudante Filipe Santos é o idealizador da iniciativaFoto: Carla Pedrosa | Biblioteca Central

“Mas a saudade é isto mesmo: é o passar e repassar das memórias antigas.” Esse trecho faz parte de um clássico da literatura brasileira. Sem pesquisar na internet, você sabe dizer o nome da obra? Caso não saiba, atente-se às dicas: foi escrita por um homem negro, neto de escravos que conquistaram a liberdade, mesmo autor de Memórias póstumas de Brás Cubas. Agora ficou fácil reconhecer que a citação faz parte da complexa relação entre Capitu e Bentinho, narrada em Dom Casmurro. Esse foi um dos enigmas da semana na Biblioteca Central (BC), parte da iniciativa Livro do dia, proposta pelo estagiário Filipe Santos, aluno do curso de História.

No setor de empréstimo e devolução do segundo andar da BC, são exibidos trechos de livros disponíveis no Espaço de Leitura, com cinco dicas relacionadas a cada obra. O desafio literário ficará disponível até o fim deste mês.

Desbloqueando mundos
"Hoje em dia, passamos muito tempo nas redes sociais e nos esquecemos de dedicar momentos à leitura, que, além de alimentar nosso capital cultural, desbloqueia mundos, fomenta a imaginação e nos auxilia a ter uma visão mais crítica sobre o mundo à nossa volta”, argumenta Filipe Santos.

Localizado no primeiro andar da Biblioteca Central, o Espaço de Leitura foi inaugurado em 2009 com a proposta de oferecer um acervo destinado à leitura por prazer. Atualmente com cerca de oito mil exemplares, o Espaço disponibiliza dos clássicos aos lançamentos e best-sellers, do romance à poesia e à literatura fantástica, além de livros inéditos na Universidade, como as obras recém-adquiridas dos autores Ransom Riggs e Tahereh Mafi, definidas como literatura young adult (jovem adulta) distópica. Nos últimos dois anos, foram realizados quase 16 mil empréstimos.

“Trata-se de um local de convivência aconchegante e muito procurado pelos estudantes para estudo e descanso. Aqui sempre foram realizadas muitas atividades culturais, exposições, sessões de contação de história e lançamentos de livros”, enfatiza Norma Cardoso, coordenadora do Espaço.

A matéria completa sobre o desafio Livro do dia e orientações para usuários estão no site da Biblioteca Universitária.

Carla Pedrosa | Jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG