Biblioteca da EEFFTO preserva obras especiais sobre a história das Olimpíadas

Livros guardados no centro de memória podem ser consultados mediante agendamento

As Olimpíadas de Paris terminaram no último fim de semana deixando um misto de saudade e curiosidade sobre a história dessas atrações esportivas que atraem olhares do mundo todo. No Centro de Memória da Educação Física (Cemef), onde estão localizadas obras raras e especiais catalogadas e preservadas pela Biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), há várias preciosidades sobre o tema.

O livro L’idée Olympique: discours et essais, por exemplo, reúne discursos e ensaios de Pierre de Coubertin, de 1892 até o final do seu mandato no Comitê Olímpico Internacional, em 1925. Por meio deles, é possível estabelecer uma compreensão histórica do conceito de Olimpíadas. E a obra Olympia, de 1932, traz fotos e relatos sobre a primeira vez que esse evento esportivo foi realizado em Los Angeles, que sediou os jogos olímpicos novamente em 1984 e sediará em 2028.

‘Olympia’ traz fotos e relatos, em alemão, sobre as Olimpíadas de 1932 realizadas em Los Angeles. Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

Já a obra Olimpíada-1936: glória do Reich de Hitler, por sua vez, mostra como a propaganda nazista, que queria provar a supremacia da raça ariana, foi desmistificada nos jogos olímpicos na Alemanha pelas façanhas de Jesse Owens e outros atletas negros “não arianos”.

No livro ‘Olimpíada-1936: glória do Reich de Hitler’, registro das boas-vindas aos times olímpicos em Berlim. Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

Entre os quase 4 mil exemplares de periódicos que constituem o acervo bibliográfico do Cemef, destacam-se, no contexto dos esportes olímpicos, as revistas Gymnast, de origem norte-americana, e Le Gymnaste, proveniente da França. Seguindo a linha editorial do jornalismo esportivo, Gymnast divulgava imagens de atletas e competições, além de comentários sobre o cenário esportivo da época e aspectos geopolíticos ligados à ginástica. Já Le Gymnaste se restringia à divulgação de resultados, cursos, seminários e informativos sobre ginástica e abria pouco espaço para conteúdos jornalísticos.

Além dessas coleções, o Centro de Memória guarda objetos do ensino e aprendizado da Educação Física, como roupas do curso de esgrima, que fazia parte da grade curricular na década de 1970, além de fotografias, filmes e documentos históricos, como o projeto de criação e o primeiro regulamento da Biblioteca. Todo esse material está disponível para consulta mediante agendamento pelo e-mail cemefufmg@gmail.com.

Equipamentos usados no ensino da esgrima na década de 1970 também estão expostos no Cemef. Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

Acervo geral
Além das obras especiais, o acervo da Biblioteca da EEFFTO conta com mais de 15 mil títulos e mais de 29 mil exemplares nas áreas das ciências do esporte, educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, lazer, recreação e afins. “Buscamos sempre atualizar nosso acervo e recebemos sugestões de aquisição pelo e-mail bib@eeffto.ufmg.br. Além disso, pensando na qualidade dos serviços de orientação aos usuários, damos aulas de normalização de trabalhos de conclusão de curso para os alunos de graduação e pós-graduação. Caso tenha alguma demanda específica sobre esse tema, os alunos também podem entrar em contato conosco por e-mail”, afirma Iris Silva, bibliotecária da EEFFTO.

Catálogo on-line
Apelidado ‘Zé’, o boneco de anatomia com peças de encaixe é o mascote da Biblioteca da EEFFTO. E a homenagem é justa já que, entre os livros mais procurados pelos usuários, estão o Atlas de anatomia humana, de Johannes Sobotta, e Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação, de Donald Neumann.

Boneco ‘Zé’ é o mascote da Biblioteca da EEFFTO
Boneco ‘Zé’ é o mascote da Biblioteca da EEFFTO Foto: Lucas Braga | UFMG

Com as plataformas de e-books adquiridas pela Biblioteca Universitária, essas obras estão disponíveis também on-line, facilitando o acesso simultâneo de várias pessoas, aliviando a lista de reserva das obras físicas. Terapia ocupacional para disfunções físicas e Fisioterapia: avaliação e tratamento são alguns dos títulos muito demandados pelos estudantes e também disponíveis em formato eletrônico.