Institucional

Biblioteca Universitária incorpora acervos de João das Neves e Maria Luiza Ramos

b

Carla Pedrosa / UFMG

Coleções do diretor e dramaturgo João das Neves e da professora emérita da Faculdade de Letras da UFMG Maria Luiza Ramos acabam de ser doadas para a Biblioteca Universitária e ficarão sob a guarda da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp).

Cerca de oito mil itens compõem o acervo do dramaturgo, entre fotografias de peças teatrais, cadernos de viagens pessoais, materiais audiovisuais, livros e vasta documentação do Teatro Arena, no Rio de Janeiro.

A coleção da professora Maria Luiza Ramos, falecida em 2015, reúne correspondências com escritores, matérias jornalísticas, rascunhos e artigos não publicados, placas e medalhas honoríficas, além do acervo de três mil livros. Importantes obras da literatura brasileira compõem a biblioteca e várias delas contêm dedicatórias de autores como Lygia Fagundes Telles, João Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Em uma dessas dedicatórias, Drummond escreveu: “À Maria Luiza, com a fiel admiração e a simpatia de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, dezembro de 1954”.

“Receber essas coleções é importante para preservar os documentos que testemunham a vida intelectual e a destacada atuação de João das Neves na dramaturgia brasileira e da pesquisadora Maria Luiza Ramos, atuante nos campos da arte e da literatura”, explica Diná Araújo, coordenadora da Dicolesp.

Os dois acervos estarão disponíveis para consulta na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras a partir de novembro deste ano, no quarto andar da Biblioteca Central.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3409-4615 ou pelo e-mail dicolesp@bu.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária