Bibliotecas da UFMG retomam atendimento presencial

Reabertura segue diretrizes da etapa 3 do plano de retorno; em algumas unidades, ainda é necessário agendar serviços de empréstimo e devolução de livros

Biblioteca Central funciona das 9h às 17h de segunda a sexta-feira; os horários de funcionamento das demais unidades podem ser conferidos no site www.bu.ufmg.br
Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17hCarla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

Desde a última segunda-feira (10), as bibliotecas da UFMG retomaram o atendimento presencial às comunidades interna e externa à Universidade. A medida está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial. Em todos esses espaços reabertos, serão seguidos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

Na Biblioteca Central, no campus Pampulha, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento.

Para agendar visitas à Dicolesp, é necessário enviar e-mail para colesp@bu.ufmg.br. Os treinamentos do Setor de Apoio ao Portal Capes, por sua vez, podem ser agendados pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br e continuam a ser realizados on-line. Os vídeos dos treinamentos ministrados em 2021 podem ser assistidos no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube.

Empréstimo e devolução
Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo.

A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o fim de abril, com o intuito de evitar aglomeração no setor de empréstimo e devolução das bibliotecas. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

Nesta notícia publicada no site da BU, estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções.

E-books
O acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca, Pearson e Árvore de Livros foi interrompido temporariamente. Por ora, a única plataforma que permanece disponível para a comunidade da UFMG é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, cujo acesso pode ser solicitado neste link.

“Sabemos o quanto os e-books enriqueceram o acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que, além dos mais de um milhão de itens físicos, passou também a disponibilizar milhares de livros eletrônicos em todas as áreas de conhecimento. Contamos com a compreensão de todos e asseguramos que o processo para renovação do contrato com as plataformas  de e-books já está em trâmite e será finalizado o mais brevemente possível”, garante a diretora da Biblioteca Universitária da UFMG, Kátia Lúcia Pacheco.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária