Saúde

Blitz educativa e oficina orientam sobre uso de bicicletas e patinetes

Evento no campus Saúde é parte do Maio Amarelo, movimento em defesa da segurança no trânsito e prevenção de acidentes

Carol Morena / Faculdade de Medicina
Oficina oferecerá instruções para condução segura de patinetes
Carol Morena / Faculdade de Medicina

O campus Saúde da UFMG aderiu à campanha Maio Amarelo, movimento que chama a atenção para a segurança no trânsito. Nesta terça-feira, 21, das 8h30 às 14h, serão realizadas ações educativas para usuários de patinetes, ciclistas e motoristas que passarem pela região hospitalar de Belo Horizonte. A atividade é realizada em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG).

A área interna do campus será destinada a ciclistas e a usuários de patinetes; na Avenida Alfredo Balena, uma blitz educativa abordará motoristas, motociclistas e pedestres. “As unidades do campus Saúde são espaços de formação e construção de conhecimento e devem contribuir para um trânsito seguro. Com o surgimento de novas modalidades e ofertas de transportes, precisamos estimular a reflexão sobre as melhores formas de uso desses meios para evitar acidentes e preservar vidas", afirma o diretor da Faculdade de Medicina e presidente da Comissão Permanente do campus Saúde, Humberto José Alves. 

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do DEER-MG, Rosely Fantoni, o aumento do número de acidentes com usuários de patinetes elétricos e bicicletas tem preocupado. “Isso se deve, principalmente, à não utilização dos equipamentos de segurança, desconhecimento e desrespeito às regras de circulação e de convivência social num trânsito hostil às formas alternativas de se locomover”, alerta.

Na prática
Além da blitz educativa, haverá oficina prática de condução segura de bicicletas e patinetes elétricos. Também serão oferecidas orientações teóricas e práticas sobre uso de meios alternativos de locomoção. Interessados em participar da atividade prática receberão vouchers da Startup Yellow, parceira do evento. É necessário baixar o aplicativo da empresa no smartphone.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina