Notícias Externas

Com homenagem a Lucia Murat, Cabíria Festival celebra protagonismo feminino no cinema

Em sua terceira edição, mostra reúne 25 filmes e 10 microfilmes de diferentes gêneros e atividades formativas

Lucia Murat é ex-integrante da luta armada contra a ditadura militar e autora de uma extensa filmografia, com foco em temas como a violência colonialista, a identidade cultural e as desigualdades sociais.
Lucia Murat é ex-integrante da luta armada contra a ditadura militar e autora de uma extensa filmografia, com foco em temas como a violência colonialista, a identidade cultural e as desigualdades sociais. Divulgação

A terceira edição do Cabíria Festival está no ar e, até o dia 17 de outubro, promove a exibição de filmes, debates, painéis, masterclasses e oficinas, com foco na produção de cineastas mulheres. Este ano, o evento é realizado em formato remoto e reúne 25 filmes e 10 microfilmes de diferentes gêneros em sua programação. Este ano, as atividades e produções escolhidas são guiadas pelo tema Inspirar para Respirar e a iniciativa presta homenagem à cineasta carioca Lucia Murat, ícone do cinema feminino nacional e ex-integrante da luta armada contra a ditadura militar.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada dessa sexta, 8, a cineasta e diretora do Cabíria Festival, Vânia Matos, falou sobre o desenvolvimento do evento e explicou o tema da edição como um "convite à expansão de novos modos de fazer audiovisual; [olhando] para as gerações anteriores e para as mulheres que abriram o caminho". Segundo a diretora, o nome do Festival é inspirado pelo filme Noite de Cabíria, de Federico Fellini, em homenagem à personagem principal e que dá nome ao longa-metragem. Ela é conhecida por sua resiliência no cenário da adversidade.

Sobre o futuro do Festival pós-pandemia, Vânia Matos se descreve como uma "entusiasta" do formato remoto. "Acho que o presencial é uma experiência única, [...] mas eu acredito que depois de toda essa linguagem [on-line] que nós intensificamos nos últimos tempos, a proposta é manter atividades híbridas, onde o presencial e o digital vão dialogar cada vez mais. Pra nós, do Cabíria Festival, esse é o ideal para 2022, na medida que seja saudável e seguro", elaborou.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para conferir a programação completa do evento e participar das exibições, basta acessar o site do Cabíria Festival.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas