Café Controverso promove debate sobre papel dos museus

Edição deste sábado integra evento anual que reúne instituições no país

Montagem de exposição de acervo da UFMG
Montagem de exposição de acervo da UFMG Lucas Braga / UFMG

O papel dos museus na preservação e no registro da memória será o tema da edição de setembro do Café Controverso, no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo sábado, 23, a partir das 11h. O evento integra a programação da 11ª Primavera de Museus, que, neste ano, tem como tema Museus e suas memórias.

O debate terá participação dos professores da UFMG Letícia Julião, de Museologia, coordenadora da Rede de Museus da Universidade, e Renato Venâncio, de Arquivologia, diretor de Arquivos Institucionais. O evento será na Cafeteria do Espaço. A participação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

De acordo com Letícia Julião, nem sempre os museus foram considerados essenciais para a preservação e a divulgação do conhecimento e da cultura, da atualidade e do passado. Se, na década de 1920, eles foram criticados por movimentos sociais que reivindicavam a sua extinção, décadas recentes registraram grande aumento no número dessas instituições.

“A globalização trouxe consigo ameaças de perda de referências culturais e identitárias. Na contramão desse movimento, observa-se a descoberta da ideia de museus e centros de memória por grupos que, até há pouco tempo, mantinham-se à margem de processos de preservação do patrimônio e hoje protagonizam experiências para manter suas memórias e heranças”, argumenta a pesquisadora.

Renato Venâncio chama a atenção para a relação existente entre os acervos de instituições, como arquivos e bibliotecas, e os museus e centros de cultura. Responsável por pesquisas sobre a história dos arquivos, ele comenta que “uma das questões centrais nesse processo é justamente que a maior parte do que se denomina acervos arquivísticos não está guardadas em instituições chamadas de arquivos. Mas, independentemente do nome, o importante é que eles sejam mantidos com qualidade”.

Os dois professores escreveram artigos que serão publicados na próxima edição do Boletim UFMG.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é realizada anualmente, por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para esta edição, o Espaço do Conhecimento e outros ambientes museológicos da UFMG prepararam uma programação diversificada.